No Regime de Estudo não Presencial, o aplicativo Conexão Escola é a ferramenta que possibilita a interação diária entre alunos e professores, por meio de suas diferentes funcionalidades.

Ele reúne os materiais de estudo – Plano de Estudo Tutorado (PET) e as videoaulas do Se Liga na Educação - em uma plataforma que tem a navegação patrocinada pelo Governo de Minas. Durante o primeiro ano de realização do ensino remoto, o aplicativo foi aprimorado e para o ano letivo de 2021 se tornou uma interface do Google Sala de Aula, uma ferramenta digital mais completa e com mais funções de interatividade entre os usuários.

Na Escola Estadual Affonso Neves, em Belo Horizonte, a tecnologia já fazia parte do cotidiano dos alunos e professores mesmo antes do início do ensino remoto. A vice-diretora da escola, Adriana Maíra Ferreira Cardoso Monteiro, destaca pontos do aplicativo que auxilia na realização das aulas durante o Regime de Estudo não Presencial. “Com o Google Sala de Aula o aplicativo ficou muito bom e também tem a questão da navegação patrocinada. Isso tudo contribui bastante. Depois que o aluno acessa percebe que é uma ferramenta excelente”, conta.

Desde o dia do lançamento do Conexão Escola 2.0, a versão atualizada do aplicativo, foram realizados mais de 1,37 milhão de downloads na loja virtual. Mais de 1 milhão de usuários ativos, entre professores e alunos, utilizam a plataforma. Além de estar disponível para aparelhos celulares e tablet, o Conexão também pode ser acessado direto no computador, em todos os navegadores.

O professor Jardel Lucas Garcia, que leciona Língua Inglesa na Escola Estadual Padre Augusto Horta, em Paraopeba, conta que na unidade de ensino onde atua estão sendo realizadas várias ações para incentivar o uso do Conexão Escola 2.0. Na ferramenta ele coloca tudo que está relacionado às suas aulas, como vídeos, textos, atividades, e é possível organizar tudo por bimestre. “As funcionalidades do aplicativo são ótimas, porque serve como repositório de conteúdo e têm as ferramentas de aprendizagem. Isso tudo favorece muito”, afirma.

Na Escola Estadual Professor Souza Nilo, em Itanhandu, logo na semana de acolhimento, a professora de Matemática, Mariana Araújo Guimarães, já trabalhou com os alunos a importância de acessar o aplicativo, que, segundo ela, está muito prático. “Os alunos contam que o aplicativo apita se não tiver entregado o exercício. Quando coloco alguma atividade, eles recebem um aviso. Além disso, não carrega nem utiliza a memória do celular. A parte de correção também é muito boa”.

Ainda de acordo com Mariana, os estudantes também estão elogiando bastante o aplicativo. Como é o caso do aluno do 1º ano do ensino médio, Luiz Gabriel Lara da Silva Mendes. “Estão de parabéns pelo aplicativo. Estou conseguindo enviar e ver as atividades e até entrar em links da aula por ele”. Já Sabrina de Cássia Furtado, também aluna do 1º ano do ensino médio da escola, auxiliou a professora Mariana na elaboração de vídeos e tutoriais sobre a utilização do Conexão. “O aplicativo é sensacional e muito mais fácil tanto para achar as atividades quanto para enviar para os professores”, conclui.

Google for Education

Para auxiliar os educadores na melhor compreensão das funcionalidades do Google Sala de Aula – ferramenta do aplicativo Conexão Escola 2.0 - e apresentar outras opções do Google que podem ser utilizadas durante as aulas ou para organização das atividades, a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, está com inscrições abertas para o curso “Google for Education: recursos e possibilidades”.

Podem se inscrever no curso, os servidores da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. A pré-inscrição deve ser feita no site da Escola de Formação.

“Estude em Casa”

estudeemcasa.educacao.mg.gov.br é o endereço eletrônico criado pela SEE/MG para auxiliar estudantes, pais e/ou responsáveis e professores a terem acesso mais ágil às informações e materiais trabalhados durante o Regime de Estudo não Presencial. Ao longo de um ano de realização do ensino remoto em Minas Gerais, o portal se tornou referência entre as comunidades escolares e já registrou mais de 61 milhões de acessos, de maio de 2020 a maio de 2021.

No site é possível acessar e baixar gratuitamente todos os Planos de Estudos Tutorados (PET), conhecer um pouco mais sobre o Se Liga na Educação e acompanhar a programação semanal das teleaulas. Também pelo “Estude em Casa”, professores e alunos podem acessar a versão web Conexão Escola 2.0, guias práticos de utilização, além de outros materiais complementares disponibilizados e informações sobre parcerias da SEE/MG que podem ajudar no processo de aprendizagem durante os estudos remotos.