A Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo acolheu nesta terça feira, dia 25/05/21 o Projeto: Atlas-Dos Nomes Que Contam História Das Cidades Brasileiras: Um Estudo Semântico Enunciativo do Estado de Minas Gerais (Vol 1. Circuito Sul de Minas), coordenado pela professora pesquisadora Dra. Jocyare Souza.

O projeto faz parte do Programa de Mestrado em Gestão Planejamento e Ensino da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) em Três Corações e busca por meio do ensino da leitura, numa perspectiva enunciativa, trazer outras histórias e culturas, que foram silenciadas e ou apagadas, mas que fizeram ou fazem parte da constituição das cidades, analisando os processos de (re)nomeação destas.

A proposta do projeto Atlas oportuniza que os processos de ocupação, exploração e formação das cidades, seja recontado, contribuindo ainda para o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura, escrita e oralidade dos estudantes da Educação Básica.

Neste encontro de apresentação, estiveram presentes cerca de 160 profissionais da educação, a Superintendente Regional de Ensino de Campo Belo, Sra. Lúcia Helena Miranda Bastos e membros da UninCor, como o Magnífico Reitor Professor Lácio César Gomes da Silva, o Coordenador do curso de mestrado, professor Dr. Antônio dos Santos Silva, a professora responsável pelo projeto, Dra. Jocyare Souza e as mestrandas Ana Carolina Ribeiro Sandroni dos Santos, Luciana Teixeira e Tânit Miranda. Foi um evento para a exposição do trabalho a ser realizado e que terá continuidade com oficinas práticas, possibilitando aos participantes trazer as outras histórias de formação das cidades a serem pesquisadas, subsidiando o trabalho pedagógico de inúmeros professores e alunos.