Entre os dias 25 e 27 de maio, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) realiza seu 27º congresso. Neste ano, o tema é qualidade e gestão da educação em tempos de pandemia.

O tema foi debatido com representantes da entidade, do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) entre outras instituições.

Representando a SEE/MG, a secretária de Estado Adjunta de Educação, Geniana Guimarães Faria, destacou a importância de, apesar do momento difícil da pandemia, aproveitar os avanços alcançados pedagógicos. “O ano de 2020 foi de reinvenção pedagógica. Em pouco tempo encontramos um caminho para que pudéssemos continuar garantindo o direito de cada um dos nossos estudantes à educação e manter o vínculo deles com a escola. E as nossas estratégicas foram reconhecidas nacionalmente”.

Geniana também ressaltou a importância do fortalecimento do regime de colaboração entre estado e municípios. “Já tínhamos uma parceria instituída na implementação do Currículo Referência de Minas Gerais e agora estamos consolidando essa aproximação. A Undime-MG foi parceria na elaboração dos Planos de Estudo Tutorado (PETs) da educação infantil e do ensino fundamental, auxiliou na distribuição do material para os alunos sem acesso aos meios digitais. Além disso, cerca de 75% estão utilizando de alguma forma ferramentas do nosso Regime de Estudo não Presencial. Quando estamos juntos, temos mais força”, conclui Geniana.

A diretora executiva da Undime-MG, Suely Duque Rodarte, também destacou a parceria com SEE/MG. “Sempre estaremos aqui e é nesse diálogo que vamos seguir”, afirmou.

A presidente da Undime-MG, Andréa Pereira da Silva, ressaltou a necessidade de união de todas as forças ligadas à educação. Para ela, o momento, mais do que nunca, deve ser dedicado a acolher os alunos e dedicar a eles o foco das ações. “Em primeiro lugar estão nossas crianças e adolescentes, não importa se é da rede estadual, municipal ou particular. É visão geral que essa pandemia vai deixar resquício. Todos sabemos do abismo que essa pandemia vai deixar. Agora precisamos mudar nosso discurso para saber o que ela vai deixar de ganhos pedagógicos”.

O evento segue, de forma on-line, até esta quinta-feira (27/05).