As escolas da rede estadual de ensino estão finalizando o processo de entrega dos livros didáticos aos estudantes. A distribuição do material teve início no mês de março, mas com o período de onda roxa - faixa mais restritiva do Plano Minas Consciente -, as unidades de ensino precisaram alterar o andamento do processo. Com o avanço das regiões do estado para outras ondas com menos restrições e a possibilidade de reabertura das escolas para esse tipo de atendimento à comunidade, os gestores escolares retomaram a entrega do material, que é proveniente do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Cada unidade de ensino organizou a melhor forma de fazer com que o material chegue até os estudantes, sempre respeitando os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 definidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Caso a escola ainda não tenha definido a data de entrega, pais e/ou responsáveis pelos estudantes podem entrar em contato com o gestor escolar para retirada dos livros didáticos.

Na Escola Estadual Major Lage, no município de Itabira, a entrega dos livros acontece esta semana. “A cidade esteve um bom tempo na onda roxa e agora, que normalizou, montamos uma comissão para fazer a entrega mais rápida aos alunos”, afirma a gestora da unidade de ensino, Tatiana Amaro Silva. Na escola, são 1.023 estudantes, matriculados no Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, segundo a diretora Tatiana. “Fizemos um cronograma para que os responsáveis compareçam à escola. Tudo organizado e respeitando todos os protocolos de segurança, como distanciamento, cada um portando sua caneta, todo mundo de máscara e álcool em gel disponibilizado pela escola”.

Já na Escola Estadual Clóvis Salgado, em São Sebastião do Paraíso, todos os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental já receberam os livros didáticos e a unidade de ensino está finalizando a distribuição para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. “Nós aproveitamos a entrega dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) e dos Kits Alimentação para fazer a entrega e já estamos finalizando”, ressalta a diretora Regina Cândida Benassi Silva. Para que todos os estudantes tenham acesso aos livros didáticos, a escola está desenvolvendo algumas estratégias. “Estamos fazendo uma campanha para que venham retirar os livros”, conclui.

No Regime de Estudo não Presencial implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), os livros didáticos são complementares às atividades apresentadas nos PETs e às teleaulas apresentadas no programa Se Liga na Educação.

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 49 visitantes e Nenhum membro online