O Governo de Minas Gerais orientou que as cidades que concluíram a vacinação contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades podem iniciar a aplicação da vacina em professores e trabalhadores da educação, seguindo a ordem e os critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI). Em muitos municípios, os profissionais da educação já começaram a ser imunizados. Para comemorar com a categoria este momento histórico, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou uma campanha em suas redes sociais.

Se você é profissional da rede estadual de ensino, foi vacinado contra a Covid-19 e quer participar da iniciativa é só postar uma foto usando a hashtag #VacinaEducaçãoMG. A publicação será compartilhada nas redes sociais da SEE/MG.

Momento de emoção

Nas cidades em que já está ocorrendo a vacinação dos trabalhadores da educação, a emoção toma conta dos profissionais, como é o caso da professora de Ciências da Escola Estadual Padre João Botelho, em Belo Horizonte, Camila Almeida. “Eu não estava ansiosa para ser vacinada, mas no momento da imunização vem tudo à tona. Tudo que está acontecendo no país e isso tornou o momento bem tocante e foi emocionante”, revela.

A educadora conta que após a vacinação se sente ainda mais segura para retomar as atividades presenciais. “Estou ainda mais segura para voltar para as salas de aula. Não acho que a vacina seja um fator preponderante para voltarmos ao presencial, porque vacinada ou não temos que continuar tomando os mesmos cuidados. Mas, de qualquer jeito, estou mais tranquila”, afirma.

Surpresa
A auxiliar de serviço de educação básica (ASB) Selma de Carvalho Almeida, ficou surpresa ao saber que seria sua vez de vacinar. “Eu vi muita gente infectada com o vírus e também tive familiares com a doença. Pela minha idade, não pensava que eu ia vacinar tão rápido e fiquei muito feliz”.

Selma é servidora na Escola Estadual Professora Adir Andrade Albano, em Belo Horizonte, e acredita que com a vacina ela conseguirá retomar parte de sua antiga rotina. “Vou tentando voltar ao normal. Já tem mais de um ano que estamos nesta situação. Tem dez anos que trabalho em escola e nunca vi uma situação tão complicada”, destaca.

Ansiedade

Outra professora que já foi imunizada é Amanda Rafaela Silva. Ela atua na rede municipal de ensino e no 1º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Antônio Gonçalves de Matos, em Divinópolis. A educadora revela que estava ansiosa para tomar a vacina. “Moro com os meus sogros e próximo dos meus pais e avós. Tinha muito medo de contrair a doença e transmitir para eles. Agora estou aliviada”, conta a educadora.

A imunização também era muito aguardada pela secretária da Escola Estadual Professora Maria Muzzi Guastaferro, em Belo Horizonte, Liliane Versiane Malthik Werneck. “A vacinação é uma esperança de conseguir retomar um pouco da nossa vida de antes. Mas mesmo vacinada é importante continuar com todos os cuidados preventivos”, afirma.