O Plano de Estudo Tutorado (PET) é a ferramenta estruturante do Regime de Estudo não Presencial, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e ofertado para toda a rede pública estadual de ensino. Todas as estratégias são desenvolvidas a partir do conteúdo proposto para as disciplinas de cada ano de escolaridade, conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG).

A importância do material é destacada pelas escolas que, desde o início do ensino remoto, têm se esforçado e montado estratégias para garantir que os alunos sejam alcançados, seja de forma virtual ou impressa, nos casos em que não há acesso à internet. A devolução das atividades resolvidas pelos alunos, mais que a garantia da contabilização da carga horária, significa que o estudante segue tendo acesso à rotina de aprendizado.

Toda a organização e a logística da entrega do PET impresso foi feita pelos diretores de cada unidade de ensino, de acordo com a realidade de sua comunidade escolar. Os gestores escolares têm se empenhado ao máximo e não medem esforços para fazer com que todos os estudantes tenham acesso ao material. Os diretores ressaltam, ainda, a importância dos estudantes devolverem o material resolvido e também as atividades complementares desenvolvidas pelos professores.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Izabella Martins, reforça a relevância do PET e das atividades complementares para garantir a qualidade do aprendizado dos estudantes. “O PET é a principal ferramenta de aprendizagem do Regime de Estudo não Presencial. Este ano, além dele, o professor também encaminha atividades complementares que atendem as especificidades de cada turma e os planejamentos locais das escolas. Por isso, é muito importante que os estudantes entreguem as atividades realizadas para as escolas”.

Ainda de acordo com Izabella, todo o planejamento para o aluno se dá considerando o resultado apresentado por ele e nas dúvidas e eventuais dificuldades que forem apresentadas diante de algum conteúdo. “Assim, os professores podem corrigir o material e identificar as dificuldades encontradas pelos estudantes e realizar as intervenções e ajustes necessários, garantindo esse apoio durante todo o processo de aprendizado. Além disso, é por meio da devolução à escola do PET e das atividades complementares que será contabilizada a carga horária obrigatória dos estudantes”, destaca a subsecretária.

Na Escola Estadual Anita Garibaldi, no município de Pocrane, a diretora da unidade de ensino, Juvercina Maria da Silva, conta que a estratégia é focar para que o aluno não fique perdido, com dúvidas sem receber orientação. O envolvimento da equipe é ressaltado por ela como um grande diferencial para que os alunos sejam amparados. O importante, segundo Juvercina, é garantir que ninguém fique de fora. “Temos nos empenhado muito. Temos algumas famílias que são pouco alfabetizadas, aí vamos até a casa para ajudar o aluno, sempre seguindo todos os protocolos sanitários. Além de levar o material novo e recolher o anterior para ser corrigido”, conta.

O contato pessoal com os alunos e com as famílias também é destacado por Maria Jussara de Oliveira, diretora da Escola Estadual Monsenhor Rocha, em Santa Bárbara do Leste. Ela conta que o plano montado para garantir que os alunos tenham acesso ao material e, principalmente, façam a devolução garantindo o aprendizado, mescla contato virtual, por meio de aplicativo, e, nos casos em que não é possível, pessoalmente nas casas dos estudantes. “A gente considera que esse contato com a família é fundamental para manter o laço de proximidade e garantir que se perceba que a escola não os deixou, que o vínculo permanece”.

O resultado dessa estratégia, que ela garante ser constante, é comemorado. “A entrega do PET é fundamental para o professor tomar ciência do percurso do aluno e dar retorno com orientações mais claras e objetivas e com medidas de intervenção para garantir o aprendizado”, destaca a diretora.

Para este ano letivo de 2021, a novidade é que o material com os conteúdos trabalhados em cada ano de escolaridade passaram a ser bimestrais, ou seja, a cada dois meses o estudante terá acesso a um novo PET, totalizando quatro ao longo do ano. Vale lembrar que o PET segue sendo usado para contabilizar a carga horária dos alunos da rede estadual.

Entrega

Os Planos de Estudos Tutorados do primeiro e segundo bimestre estão disponíveis gratuitamente para download no endereço eletrônico estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e também no aplicativo Conexão Escola 2.0. Assim como no ano passado, para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET está sendo entregue impresso, da mesma forma como ocorreu nos volumes do material ofertados em 2020. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à covid-19.