A dedicação das escolas e professores é fundamental para o funcionamento do Regime de Estudo não Presencial desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

A criatividade tem sido aliada fiel para que a motivação dos alunos siga, mesmo diante de tanto tempo em atividades remotas. Nas unidades de ensino que trabalham com a Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE) ações propostas ajudam no alcance deste objetivo.

Na Escola Estadual Dr. Jacinto Campos, em Pompéu, na Região Central do estado, a sugestão usada pelos professores foi a “Corrida Virtual”. Como o nome já sugere, os alunos foram incentivados a entrar em uma competição saudável que envolve a entrega das atividades semanalmente. O resultado, como conta a professora de ciências e vice-diretora da unidade de ensino, Geralda Diolina, foi o aumento na interação e envolvimento tanto dos alunos como das famílias.

O crescimento na participação e entrega das tarefas pelos alunos do anos iniciais do ensino fundamental, foco da ação, subiu de cerca de 70% para a quase totalidade dos estudantes. “Antes os alunos entregavam as atividades, mas sempre no tempo deles, nem sempre no estabelecido pelo professor, às vezes já no fim do bimestre. Mas, com a corrida, todos entregam dentro do prazo certinho”, conta Diolina, como é mais conhecida.

Os estudantes foram envolvidos desde o conceito inicial. Os alunos das turmas criaram, a partir de garrafas PET, carrinhos de corrida. A partir daí, foram eleitos os melhores para representar as salas, que também eram identificadas por cores. Mas, se é uma corrida, o que faz com que eles andem? A Diolinda explica. “O combustível é a entrega do PET (Plano de Estudo Tutorado)”.

Dinâmica da ação

A Corrida Virtual funciona da seguinte maneira: quanto mais alunos da turma entregarem a atividade dentro do prazo combinado, mais pontos ela ganha. As turmas competem entre si e a contagem de pontos é semanal. “Cada semana, o aluno tem que entregar a atividade até quarta-feira da semana seguinte. Ele tem sempre o prazo de três dias para devolver. Entregando dentro prazo, a gente soma a média da porcentagem e usa isso para movimentar o carrinho da turma que mais entregar as atividades em dia”, conta a vice-diretora.

Ainda de acordo com ela, a motivação chegou até as famílias que se envolveram e ajudam a acompanhar se todos os estudantes estão entregando as tarefas. “Criamos o 'anjo virtual' que fica encarregado de ajudar quem está com dificuldades nas atividades para que todos consigam participar”, revela.

A realização das tarefas do PET e das atividades complementares desenvolvidas pelos professores é fundamental. A devolução, mais que a garantia da contabilização da carga horária, significa que o estudante segue tendo acesso à rotina de aprendizado.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.