Com os mais cordiais cumprimentos, a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a  Escola Superior Dom Helder Câmara - DHC e a Escola de Engenharia de Minas Gerais - EMGE, desenvolve o Movimento Ecos.

A parceria  tem o objetivo de apoiar e incentivar a disseminação e a multiplicação da Educação Ambiental, por meio de ações socioculturais e socioambientais, nas instituições de educação básica e contempla diversas ações desenvolvidas na área de abrangência de alguns municípios das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C.

Devido à importância do tema, foi acordado que, as lives e cursos da Campanha “Agir Socioambiental”, serão estendidos, possibilitando a  participação  de todas as escolas do Estado de Minas Gerais. A temática central  da proposta é o “Desenvolvimento da Escola Sustentável em Minas Gerais em tempos de pandemia e isolamento social”, que pretende propagar a conscientização, a  mudança de hábitos e novas atitudes na comunidade acadêmica.

O Movimento disponibilizará um curso de seis módulos, de 60 minutos cada, para todos interessados que se inscreverem na Plataforma Ecos. Também promoverá seis lives complementares abertas ao público, pelo YouTube. O objetivo desse projeto é fomentar ações socioambientais que possam ser desenvolvidas pelos professores, alunos e familiares nas suas próprias residências ou nas comunidades onde estão inseridos.

Assim, os módulos e as lives terão os mesmos temas, porém, com abordagens diferentes. Ao final de cada um dos módulos do curso, haverá uma avaliação com cinco questões de múltipla escolha. Já  as lives acontecerão às terças-feiras, uma vez por mês, às 16h, conforme cronograma abaixo. Aos participantes que cumprirem 60% de aproveitamento, será conferido  certificado com carga horária de 15h.

CAMPANHA AGIR SOCIOAMBIENTAL - MOVIMENTO ECOS - 2021

Sequência do Curso

Introdução Live 3af.  16h às 17h30min

Módulo Assíncrono 60 min

22/06/2021

20/06/2021

Elaboração de projetos

13/07/2021

20/07/2021

Transversalidade, leis ambientais e práticas diárias dos cidadãos

24/08/2021

20/08/2021

Lixo zero e compostagem

21/09/2021

20/09/2021

Horta orgânica e alimentação saudável

19/10/2021

20/10/2021

Meio ambiente e direito dos animais

20/11/2021

Segurança hídrica

Para participar, os profissionais das escolas, das Secretarias Municipais de Educação e das Superintendências Regionais de Ensino, devem se cadastrar na plataforma on-line do Movimento Ecos, através do site http://ecossocioambiental.org.br/.

Informamos que, para o cadastro dos profissionais da Superintendência Regional de Ensino e das Secretarias Municipais de Educação, ao preencher o formulário, na aba de "Dados Escolares”, "Escola", deve-se assinalar a opção "OUTRA" e, na aba seguinte, “se for outra informe” deve-se incluir o nome do órgão que representa.

Essa é uma importante oportunidade de formação continuada, assim encaminhamos para conhecimento e divulgação junto às escolas estaduais, Secretarias Municipais de Educação e profissionais das Superintendências Regionais de Ensino.

Certos de sua colaboração, apoio e incentivo à participação das escolas e dos Pontos Focais em Educação Ambiental, agradecemos antecipadamente.