A semana começa com mais um passo importante no ensino híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais. Após quase um ano e meio de ensino remoto, as escolas voltam a ganhar vida com a presença dos alunos. Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo comitê da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), e implementado nas escolas um checklist para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada hoje está sendo feita em escolas de municípios localizados nas ondas amarela ou verde do Plano Minas Consciente e que as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição. Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Sendo assim, nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno ao ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar em permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria em estar de volta

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Para Juliana Luciana de Souza Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel de Souza Santos, era só alegria. Ela destacou o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma alegria, uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”.

Ainda de acordo com Juliana, perceber os cuidados para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Eu pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças, a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontuou.

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone Vieira de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Sorridente e emocionada com o momento, ela fez um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, destacou.

Segurança dos protocolos sanitários

Em Moro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota os alunos eram recebidos com muita alegria e, desde o momento em que chegavam à unidade de ensino, já começavam a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. Para Graziele, mãe da aluna Sofia, do 4º ano, o momento é um misto de comemoração e alívio, por saber que a filha estará bem. "Pelo que eu vi, estou me sentindo segura de a minha filha iniciar as aulas”.

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do Plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança que o momento exige, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está acesse o site www.mg.gov.br/minasconsciente.

Como funcionam as ondas nas escolas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento. Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada - de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos - deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para estarem atentos às informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto. Na semana do dia 21 de junho, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais e assim por diante.

Clique aqui e confira a lista de escolas que retomaram as atividades pedagógicas presenciais.