A partir desta segunda-feira (28/6), mais escolas da rede estadual de ensino voltam a ter os estudantes em sala de aula em Minas Gerais. São unidades localizadas em cidades inseridas nas ondas amarela ou verde, que ofertam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e que as prefeituras não apresentaram restrições ao retorno das atividades presenciais.

O retorno seguro, gradual, híbrido, seguro e facultativo foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis.

A Escola Estadual Prefeito Mauricio de Azevedo, no município de Janaúba, iniciou as atividades presenciais com os estudantes nesta segunda-feira. A diretora da unidade de ensino, Alessandra Aparecida Carvalho Aguiar, falou sobre as ações realizadas na escola. “Foi um momento tranquilo e gostoso. Seguimos todas as orientações. Nas salas de aula, tivemos contação de história e conversa com os estudantes sobre a sensação do retorno. Cada sala fez uma dinâmica. Foi um momento mais de escuta”. A gestora também destaca a emoção de rever os alunos. "Só de ver a alegria das crianças de estar retornando foi bonito demais e bem emocionante”, relatou Alessandra.

O aluno do 5º ano do ensino fundamental, Heitor Souza de Oliveira, fala do que mais gostou. “Gostei muito das brincadeiras e da conversa que tive com a professora nesse primeiro dia. Agora, que tenho que vir para a escola eu sei que vou brincar menos em casa, mas estou feliz por voltar”, conta.

Conhecer um pouquinho mais de como foi esse período longe da escola também foi a ação realizada neste primeiro dia de aula na sala do 4º ano da professora Zora Ionara Santos. “É uma satisfação muito grande estar no ambiente da escola, poder ter esse contato com os alunos e escutar os relatos deles. No atual momento é muito importante saber um pouco sobre o que eles passaram e estão sentindo”, afirma.

No modelo de ensino híbrido implementado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), há alternância entre o atendimento presencial e o remoto. Em uma semana os estudantes participam de atividades na escola e na semana seguinte, as unidades de ensino não têm atividades presenciais e os professores fazem o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais e assim por diante. Todas as escolas aplicaram um checklist criterioso para o cumprimento dos protocolos sanitários, garantindo o distanciamento necessário, os cuidados com a limpeza do local e a disponibilização de itens de proteção individual, limpeza e higiene.

As atividades pedagógicas presenciais estão sendo ministradas com o objetivo de fortalecer a aprendizagem de acordo com a necessidade da turma. Durante as atividades presenciais, o estudante tem a oportunidade de interagir e compartilhar os conhecimentos alcançados durante o Regime de Estudo não Presencial e obter suporte pedagógico para desenvolver as habilidades ainda não consolidadas. Mesmo com as atividades presenciais, o Regime de Estudo não Presencial continua sendo ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) aos estudantes.

Acolhimento

Na Escola Estadual Padre Antônio Corrêa, em Visconde do Rio Branco, cerca de 80% dos estudantes tiveram a autorização dos pais e/ou responsáveis para participar das atividades presenciais e o acolhimento também marcou o primeiro dia. “Os alunos estavam muito ansiosos. Foi um primeiro dia de acolhimento para os pais também. Para que eles também se sintam seguros. Foi muito bacana e emocionante. Entrar dentro da sala de aula e ver os alunos lá foi surreal”, destaca a diretora Roberta Cardoso Vilas Boas.

Na unidade de ensino, um dos destaques foram as oficinas realizadas na hora do recreio, como conta Roberta. “Eu dividi a escola em quatro espaços; realizamos o distanciamento das crianças e em cada um realizamos oficinas. Fizemos cartões para mímica, pula corda individual, mestre mandou e atividades de colorir. Eles gostaram bastante”, finaliza.

Pais e/ou responsáveis seguros

Já em Patos de Minas, na Escola Estadual Abner Afonso, o diretor William Mota conta que o retorno está sendo muito bom. “Tivemos um número expressivo de alunos na escola. Realizamos dinâmicas e atividades de acolhimento. Além disso, todas as medidas preventivas estão sendo seguidas”.

Maria Geralda Rezende de Melo é mãe do aluno Felipe de Melo Rezende, do 5º ano do ensino fundamental. Ela fez questão de levar o filho no primeiro dia de aulas presenciais. “Meu filho sempre gostou muito de vir para a escola e diante das medidas autorizei ele a vir. A escola está bem organizada e todas as medidas de proteção que eu vi estão de acordo”, conta.

Talita Vasconcelos também acompanhou a filha no primeiro dia. Esta é a primeira vez que Esther Vasconcelos Prestes, aluna do 1º ano do ensino fundamental, participa das atividades pedagógicas presenciais na unidade de ensino. “A Esther estava muito ansiosa. O coração de mãe também fica ansioso, mas vi que está tudo dentro do protocolo. Tem álcool e distanciamento, por exemplo, estou bem tranquila e confio na escola”, conclui.

Lista de escolas autorizadas a retomar as atividades presenciais

Pais e/ou responsáveis, estudantes e professores podem consultar diariamente a lista de escolas estaduais autorizadas a retomar as atividades pedagógicas presenciais. No site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) foi criada uma aba dedicada exclusivamente a atualizar a comunidade escolar sobre como está a retomada no estado.

No boletim não estão listadas escolas que o município está localizado em uma microrregião em onda vermelha; que a cidade possui um decreto que impede o retorno presencial; que a escola ainda está em preparação para implementação do ensino híbrido ou que a unidade de ensino não oferece os anos iniciais do ensino fundamental.

Confira aqui a página.