Esta segunda-feira (12/7) é mais um dia especial no calendário de retomada das atividades presenciais na rede pública estadual de Minas.

Com a mudança nos parâmetros do Comitê Extraordinário Covid-19, escolas em localidades inseridas na onda vermelha puderam iniciar os trabalhos com os alunos e, com isso, se juntam às unidades das ondas amarela e verde, que já tinham iniciado a dinâmica anteriormente. Animados, pais e alunos da Escola Estadual Celmar Botelho Duarte, no Bairro Providência, em Belo Horizonte, estavam também ansiosos pelo momento, acompanhado de perto pela secretária de Estado Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, que visitou a unidade de ensino na tarde desta segunda-feira.

Já na porta da unidade de ensino foi possível verificar como a comunidade escolar aguardava por esse momento. A secretária pôde acompanhar a recepção calorosa feita aos alunos, que eram recebidos com palmas ao cruzar o portão, após aferir a temperatura e higienizar as mãos com álcool em gel. “Seguros, felizes e muito animados. Muito bom ver cada um dos estudantes aqui”, disse Julia. A secretária também visitou as salas de aula e pôde ver como estavam organizados os espaços. “Como está a animação de vocês? Muito grande?”, questionou os alunos da sala do 1º ano do ensino fundamental. “Deste tamanho!”, responderam os estudantes esticando os braços para demonstrar como estavam empolgados.

Nas outras salas, Julia Sant’Anna também sentiu a alegria e emoção em cada um daqueles que retornavam às salas de aula após quase um ano e meio longe. Alunos com os olhos brilhando e professores emocionados com a volta e com o contato. A escola organizou um retorno escalonado, com seis alunos por sala de aula. No total, 109 alunos informaram o interesse no retorno das atividades na Escola Estadual Celmar Botelho Duarte. A diretora da unidade, Cláudia Aparecida Pereira, contou durante a visita que foi um trabalho feito com muito carinho para viabilizar a retomada. “Está sendo uma grande alegria para nós receber esses estudantes na escola. Foi uma expectativa também muito grande, mas uma segurança também, que a Secretaria nos proporcionou, estamos com todos os protocolos cumpridos. Então, temos a certeza que o retorno é gradual e seguro”, afirmou.

Empolgação

Primeira na fila, Gabriele Moreira mal conseguia se conter para o momento de conhecer, enfim, a professora de perto. A mãe dela, Joyce Ellen Moreira, que a acompanhava neste momento importante, disse que a filha empolgou toda a família. “Hoje ela acordou cedo, falando que ia para a escola, toda empolgada”, contou, e acrescentou: “Ela está doida para conhecer os coleguinhas”. A mãe da garota disse que estar hoje na porta da escola só foi possível porque percebeu o cuidado de toda a equipe. “Eu estou vendo que eles estão muito organizados e eu estou me sentindo segura”, garantiu.

Não menos empolgado, o aluno Guilherme Isaque dos Santos sorria com os olhos ao ver a movimentação na porta da escola. Também no primeiro ano do ensino fundamental, ele estava estreando a convivência presencial em sala de aula. “Eu estou muito feliz em poder conhecer a professora e os coleguinhas”, disse, respeitando as marcações na fila da unidade de ensino e os protocolos, como uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel. A mãe do Guilherme, Luciana Marisa Nogueira, compartilhava do mesmo sentido do filho. Mesmo reconhecendo que o ensino remoto desempenhou bom papel, ela considera que nada melhor que a presença em sala de aula. “Foi um bom momento, já tem muito tempo que estamos em casa, agora está mais tranquilo um pouco, temos vacina, então está mais seguro de permitir que ele venha para a escola”, analisou.

A professora Margarete Aparecida da Conceição, da turma do 1º ano, também estava feliz pelo retorno. Ela contou que o momento do ensino remoto foi muito importante, mas o local em que o ensino acontece de forma mais plena é na troca que acontece na sala de aula. Para ela, as famílias que puderem devem encaminhar seus filhos. “Os pais podem sentir segurança, estamos seguindo todos os protocolos, nossa escola está realmente preparada, podem ficar tranquilos pois estamos todos de alma preparada para receber todos”, contou.

Todas as unidades de ensino que estão retomando as atividades presenciais estão localizadas em municípios em que as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição. O novo passo só foi possível graças à melhoria dos índices epidemiológicos e do acompanhamento realizado das primeiras unidades de ensino que reabriram, que reforçou, assim, a segurança dos protocolos e do checklist de preparação para o recebimento de professores e alunos e a boa aceitação da comunidade escolar como um todo.

Vale sempre lembrar que o retorno das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis.