Termina na sexta-feira (16/7) o prazo para participar da seleção de professores que vão atuar como curadores do projeto de Iniciação Cientifica na Educação Básica (ICEB), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Para participar, gratuitamente, basta clicar aqui. O resultado da seleção será divulgado no site da Educação no dia 30/7. São 12 vagas – três para cada área de conhecimento -, para os educadores efetivos que farão parte do núcleo gestor da ICEB. Para conferir o edital na íntegra, basta clicar aqui. Ao todo, o projeto pretende atender cerca de 400 escolas e 4.800 estudantes.

O edital sinaliza a retomada e ampliação das ações do projeto Iniciação Científica na Educação Básica, desenvolvidas nos anos de 2017 e 2018, prevendo o atendimento direto de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, 1º e 2º anos do Ensino Médio, 4º Período da EJA Ensino Fundamental e 1º Período da EJA Ensino Médio, com a participação de 512 professores efetivos da rede estadual de ensino.

O Projeto Iniciação Científica na Educação Básica tem por finalidade fomentar o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular - BNCC e nos Currículos Referência de Minas Gerais - CRMG, bem como o cumprimento de ações voltadas à educação das relações étnico-raciais, em consonância com as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008.

Atuação

Ainda de acordo com o edital, os professores selecionados, além de integrar o núcleo, vão exercer, remotamente, atividades de apoio à seleção dos projetos, acompanhamento de indicadores, organização da formação de professores, do seminário final de boas práticas, previsto para 2022 e dos artigos e relatos de experiência elaborados pelas equipes dos núcleos de pesquisa em todo o Estado.

A expectativa é que os editais para a seleção dos projetos de pesquisa de autoria dos estudantes e de candidatura dos professores efetivos à tutoria dos núcleos de pesquisa sejam publicados, respectivamente, em agosto e setembro deste ano. Para o mês de outubro, está prevista uma formação em metodologia científica e, em seguida, o início das atividades de pesquisa com os estudantes.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 69 visitantes e Nenhum membro online