Devido à pandemia da Covid-19, em todo o país, o ano de 2020 foi atípico para a educação. Várias estratégias precisaram ser traçadas para que os estudantes pudessem ter garantido o direito ao aprendizado.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) está fazendo um acompanhamento cuidadoso e próximo daqueles estudantes que tiveram dificuldades para entregar os Planos de Estudos Tutorados (PETs) no ano passado e foram promovidos para o ano/período de escolaridade subsequente, por meio de progressão continuada. Com a proximidade do final do semestre, esses alunos devem ficar atentos para a devolução dos PETs. É a partir da realização e entrega do material que a situação escolar será regularizada.

Vale lembrar que na rede estadual de ensino de Minas Gerais, a carga horária e frequência dos estudantes são contabilizadas por meio do Plano de Estudo Tutorado e das atividades complementares elaboradas pelo professor.

Em 2021, para que o estudante possa recuperar conteúdos e habilidades não consolidados, estão sendo realizados programas individualizados de recuperação e reforço escolar. Todos esses estudantes foram convidados a participar do programa de Reforço Escolar e estão contemplados em ações de intervenção pedagógica. A progressão continuada segue as diretrizes da Resolução SEE Nº 4.468/2020, referente ao ciclo 2020-2021, para todos os níveis e modalidades de ensino, nas escolas da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais.

PET Semestral
Os estudantes dos cursos profissional, Normal de Nível Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também devem ficar atentos para a devolução dos Planos de Estudos Tutorados, em especial aqueles que estão finalizando a formação. A devolução do PET é importante para a regularização da vida escolar.

Além do PET proporcionar o ensino e a aprendizagem, o material também contabiliza a carga horária. O estudante que ainda não fez a devolução do PET 2020 deve realizar as atividades e entregar do material para a escola até dia 16 de julho de 2021.