O Novo Ensino Médio será realidade nas escolas em todo o país a partir de 2022. A proposta é que seja desenvolvido um modelo de aprendizagem que atenda às necessidades e expectativas dos jovens e que fortaleça o protagonismo juvenil. Em Minas Gerais, educadores das escolas do projeto piloto já veem uma evolução na postura dos estudantes, que desde o ano passado, contam com uma rotina de estudos diferenciada.

Há 12 anos atuando com alunos do ensino médio, a professora Mônica Rodrigues Martins destaca os principais pontos da proposta. “As aulas são mais práticas, dinâmicas e mais focadas na vivência do aluno e isso é muito interessante. O jovem tem a oportunidade de trazer o seu conhecimento prévio e de vivência para dentro da escola, e eles gostam bastante”, conta.

Mônica dá aulas na Escola Estadual Juvenal Diogo Pires, no município de Cabeceira Grande. Em 2020, ela ministrou o conteúdo de Ciência e Tecnologia. Já este ano, auxilia os estudantes no Projeto de Vida. “Trabalhei uma ciência mais prática, com ferramentas tecnológicas. Já no Projeto de Vida, os alunos são estimulados a traçar planos e metas após a conclusão do ensino médio. É uma organização para o futuro”, afirma.

A elaboração do projeto de vida é um trabalho contínuo e acontece ao longo dos três anos do ensino médio. “Nesse tempo, eles vão amadurecendo, entendendo e conhecendo as opções, em especial em relação à região onde moram. Os alunos brincam que o projeto de vida é como se fosse o diário pessoal deles”, destaca Mônica.

Ainda de acordo com a professora, já é possível perceber uma evolução no comportamento dos estudantes. “No início eles se assustam, porque a carga horária é diferente e o número de conteúdos também é maior. Mas logo eles vão se adaptando. Hoje em dia os alunos estão com a mente muito aberta e a adaptação é boa. É satisfatório”. Na unidade de ensino, as aulas dos alunos do 1º e 2º ano do ensino médio acontecem das 7h até 12h25.

Conteúdos alinhados à BNCC

O Especialista de Educação Básica da escola, Uilson José Gomes, conheceu a proposta do Novo Ensino Médio este ano, ao assumir o cargo na Escola Estadual Juvenal Diogo Pires. Ele destaca que a proposta vem ao encontro das necessidades dos jovens desse nível de ensino. “São mudanças positivas porque fazem com que os alunos conheçam melhor sua realidade, visualizem os problemas e proponham soluções”.

Uilson, que também já atuou como professor no ensino médio, conta que vê muita diferença entre o ensino médio atual e a nova proposta. “É uma proposta diferenciada que aprofunda os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e traz, em seu bojo, a questão de fortalecer a aprendizagem do aluno de forma mais diversificada e atrativa”.

Alunos protagonistas
Encantada pelo Novo Ensino Médio, Gabriela Belini Gontijo atua na Escola Estadual Coronel Carneiro Júnior, em Itajubá. Ela é professora de Química, Ciências e Tecnologia e das eletivas. “Minha ‘matéria’ favorita. Tenho um carinho especial pelo novo ensino médio”, é assim que a educadora começa a entrevista para falar sobre a proposta.

Para Gabriela, uma palavra que define o Novo Ensino Médio é integração. “O Novo Ensino Médio quer integrar o aluno à comunidade e trabalhar a questão de pertencimento. A partir do momento que você apresenta uma grande temática e justifica com um porquê o aluno já pensa: isso eu vou conseguir aplicar na minha vida. Começa mostrando para o aluno o porquê das coisas e deixa o conteúdo com mais sentido”, afirma.

A questão do protagonismo do estudante também é ressaltada pela educadora. “O aluno tem que participar do aprendizado. Falamos muito sobre o jovem como protagonista, mas como fazer com que ele realmente seja? Penso que é orientando o aluno a ser atuante na aquisição do conhecimento e mostrar que ele participa daquilo. É a partir do porquê que você começa a direcionar o aluno para que, lá na frente, ele possa ter todas as características desejáveis de um cidadão: participativo, argumentativo, questionador”.

A escola começou a participar do programa piloto logo no início de 2020, com as turmas do 1º ano do ensino médio. Com a pandemia da Covid-19, a escola se organizou para elaborar Planos de Estudos Tutorados (PETs) para as turmas. Segundo Gabriela, o olhar para elaboração das atividades precisou ser diferenciado. “Estamos sempre puxando para o que o aluno está vivenciando no momento e queremos ouvir a opinião dele. Também tivemos um cuidado para inserir atividades que o estudante possa fazer com a família”, destaca.

Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio foi construído por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). A partir dele, serão realizadas mudanças pedagógicas, no tempo e na estrutura do currículo dessa etapa da educação básica. Sua implantação está prevista para iniciar em 2022.

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 171 visitantes e Nenhum membro online