A experiência organizacional da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) foi considerada modelo de gestão e motivou visita de uma comitiva da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso. O modelo descentralizado e regionalizado, feito através das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), deve ser usado para inspirar a forma como vai ser desenhado o modelo a ser usado no estado.

Na visita, iniciada na terça-feira (27/7) e finalizada nesta quinta-feira (29/7), os representantes passaram pelo órgão central da SEE, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e também acompanharam o funcionamento das SREs de Divinópolis e Pará de Minas. No percurso também foram à Escola Estadual Monsenhor Domingos, em Divinópolis.

De acordo com o subsecretário de Articulação Educacional, Igor de Alvarenga, isso mostra como todo o trabalho visa a oferecer o melhor para os estudantes da rede pública estadual de Minas e, que esse motivo tem sido visto com bons olhos, inclusive, por outros estados. “Receber a visita da comitiva é motivo de muito orgulho. É uma grande oportunidade para podermos compartilhar conhecimentos e, principalmente, para podermos ter o reconhecimento de que o nosso trabalho em Minas Gerais, vem sendo feito de forma muita séria e comprometida”, afirmou.

Ao todo, a estrutura da SEE/MG tem 47 Superintendências Regionais de Ensino espalhadas por todas as regiões do estado. Cada uma têm por finalidade exercer, em nível regional, as ações de supervisão técnica, orientação normativa, cooperação e de articulação e integração Estado e Município em consonância com as diretrizes e políticas educacionais.