A partir desta terça-feira (03/08), o Se Liga na Educação volta a exibir diariamente aulas inéditas. Durante o período de recesso escolar, a programação foi diferenciada, com a representação de conteúdo exibido anteriormente.

O programa tratará do que está previsto no terceiro volume dos Planos de Estudos Tutorados (PETs), relacionados ao 3° bimestre, que também tem início em 3 de agosto. O horário de exibição da Rede Minas continua sendo de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

A dinâmica de exibição das teleaulas segue a mesma. Ao longo da semana, o conteúdo é distribuído por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática é linguagens. Na terça-feira, o assunto é ciências humanas. Matemática é estudada na quarta-feira. Quinta é a vez das ciências da natureza. E, na sexta-feira, a programação é voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Se Liga na Educação integra as ferramentas desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para o Regime de Estudo não Presencial, juntamente ao aplicativo Conexão Escola 2.0, e a principal delas, que é o PET.

TV Assembleia

A transmissão pela TV Assembleia também seguirá a mesma dinâmica já operada no canal: das 7h às 9h é o conteúdo voltado para o ensino fundamental; e das 19h30 às 22h30, os do ensino médio. A exibição acontece de segunda a sexta-feira.

Por questões operacionais das duas emissoras, a transmissão feita pela TV ALMG, em relação a que é realizada pela Rede Minas, conta com uma semana de diferença. Ou seja, na segunda-feira, os estudantes assistirão na TV Assembleia à programação que foi transmitida pela Rede Minas na segunda anterior.

PET 3º volume

O volume 3 do Plano de Estudo Tutorado (PET) já está disponível para alunos e professores no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e no aplicativo Conexão Escola 2.0, e pode ser baixado gratuitamente. A apostila começa a ser utilizada a partir desta terça-feira, 3 de agosto, que é quando tem início o terceiro bimestre na rede estadual de ensino.

Assim como no ano passado, para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET é entregue impresso pela escola. A logística e a organização para a entrega serão feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19.