A partir desta terça-feira (3/8), estudantes e professores da rede estadual de ensino retornam do recesso escolar e iniciam o segundo bimestre letivo.

Graças à melhoria dos índices epidemiológicos e o acompanhamento cuidadoso dos gestores escolares, mais escolas voltaram a receber os estudantes em suas salas de aula. Também foram ampliados os anos de escolaridade que podem iniciar as atividades presenciais.

Em Belo Horizonte, pela primeira vez, retomam as atividades presenciais alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Na Escola Estadual Menino Jesus de Praga, na capital mineira, a professora de Língua Portuguesa, Dandara Mendes Batista, falou sobre sua expectativa para a volta às aulas. “É muito bom voltar a ter o contato com os alunos. Na aula remota não é a mesma coisa que no presencial. Tenho a melhor expectativa possível nesse retorno. Estou muito satisfeita e acho que vai dar muito certo”, afirma.

Na Escola Estadual Robertinho, em Bom Despacho, a aluna Anita Rodrigues, do 9º ano do ensino fundamental, conta por que optou por retomar as atividades presenciais. “Eu aprendo melhor quando estou presencial. Além disso, a volta me possibilitou rever meus amigos e isso foi muito bom”, conclui.

Também no 9º ano do ensino fundamental, Gustavo Rodrigues aprovou os protocolos sanitários implementados pela escola. “Tudo foi feito com muito cuidado. Todo mundo usando máscara, álcool em gel e cumprindo o distanciamento. Os protocolos estão todos sendo seguidos”.

A segurança que os estudantes têm na escola é compartilhada pela professora de apoio Vera Santos. “Todos os protocolos estão sendo seguidos. Estou sentindo segurança para desenvolver meu trabalho”, destaca.

Nas unidades de ensino que retomaram as atividades presenciais, estão sendo desenvolvidas atividades no formato híbrido, ou seja, em uma semana acontece o atendimento presencial nas escolas e em outra são desenvolvidas atividades remotas, por meio do aplicativo Conexão Escola 2.0.

Ampliação

Nas unidades de ensino localizadas nos municípios inseridos nas ondas amarela ou verde, além das turmas dos anos iniciais - 1º ao 5º ano -, e 9º do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, que já haviam sido autorizados a retornar, também se juntam a essas séries escolares o 8º ano do ensino fundamental e o 2º ano do ensino médio. No caso do Ensino Médio de Tempo Integral retornam os estudantes do 2º e do 3º ano. Também estão autorizadas a voltar às salas de aula as turmas do último período/semestre dos cursos profissionalizantes e do último período da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nas novas unidades de ensino autorizadas a retomar as atividades presenciais, ao longo desta semana, os professores estão participando do acolhimento presencial e cuidando dos últimos detalhes para o retorno dos estudantes, que acontece a partir do dia 9 de agosto.

Vale sempre lembrar que o retorno presencial das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis.

Escolas autorizadas a retomar as atividades

Sempre que alunos, pais e/ou responsáveis precisarem verificar quais unidades de ensino estão com as atividades presenciais autorizadas, basta acessar o site da SEE/MG: www.educacao.mg.gov.br. Na aba destinada à retomada está disponível a listagem de municípios e escolas autorizadas a retomar as atividades pedagógicas presenciais. É importante lembrar também que o contato com a direção da escola é fundamental para todos os esclarecimentos necessários.

Clique aqui para acessar a lista.