No segundo semestre deste ano, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a STEM Brasil, está proporcionando formações para professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática das 391 escolas estaduais que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).

Nesta semana, participam do 1º Ciclo de Webinários professores de Biologia, Física, Química e Matemática.

Segundo a coordenadora do EMTI na SEE/MG, Claudia Maria da Silva Lobo, outras ações formativas também serão ofertadas aos educadores. “Este primeiro ciclo de webinários faz parte de um robusto processo formativo que se estenderá ao longo de todo segundo semestre”, destaca.

A partir da parceria com a STEM Brasil, além das formações virtuais, os educadores terão acesso a uma formação exclusiva, seguindo uma metodologia própria, que enfatiza a mão na massa para dar vida ao currículo obrigatório de ciências e matemática. As técnicas de ensino são baseadas em atividades práticas, que facilitam o aprendizado de conceitos teóricos. Além disso, os professores têm a oportunidade de participar da Comunidade de Aprendizagem Virtual (CAV) e podem postar diversos trabalhos que são socializados em vários estados.

Parceria

A parceria entre a SEE/MG e o STEM Brasil começou em 2020. Durante os meses de outubro a dezembro, foram promovidas formações para cerca de 1500 professores de matemática, biologia, química e física. Também foi realizado um webinário on-line, que contou com a participação de professores e gestores escolares.

EMTI em Minas

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação está expandindo esse tipo de ensino de maneira a possibilitar que mais alunos possam se matricular na modalidade. Em 2019, 78 unidades ofertaram o ensino integral. Em 2020, com a expansão, o número subiu para 274. Já em 2021, são 391 escolas de EMTI, distribuídas nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), ofertando mais de 67 mil vagas.

Do total de escolas EMTI, 66 ofertam cursos técnicos. Em todo o estado, são 15 diferentes opções: Açúcar e Álcool; Agroecologia; Agronegócio; Agropecuária; Celulose e Papel; Desenvolvimento Cultural; Desenvolvimento de Sistemas; Eletroeletrônica; Eletrônica; Informática; Logística; Mecânica; Química; Segurança do Trabalho; e Transações Imobiliárias.