Motivar, ainda mais, os alunos durante o Regime de Ensino não Presencial, por vezes, é necessário uma dose a mais de criatividade. Situação que os professores e gestores das escolas da rede pública estadual de Minas tiram de letra.

Mesmo assim, em alguns casos essa condição é ainda mais desenvolvida, como na Escola Estadual Halim Souk, que fica em Divinópolis, na Região Centro-Oeste do estado. Lá, alunos e as famílias foram envolvidos em ações que incentivam a leitura e trabalham sentimentos positivos. O trabalho desenvolvido na unidade de ensino e em outras da rede estadual contam com a Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE).

A escola, que trabalha com os anos iniciais do ensino fundamental, desenvolveu propostas diferentes para cada ano de escolaridade. De acordo com a especialista em Educação Básica da unidade de ensino, Joice Ferreira Queiroz, foram pensadas estratégias interdisciplinares que envolveram não só os estudantes, mas toda a família. “O objetivo foi engajar os alunos e fazer com que as famílias também ficassem mais próximas da escola”, disse. O trabalho deu tão certo que várias turmas já estão pedindo que o projeto continue no segundo semestre.

Dinâmica das ações

Para cada ano de escolaridade foram pensadas estratégias diferentes. De acordo com Joice, para os alunos do 1º ano, o foco foram ações voltadas para os sentimentos, valorização da amizade, dentre outros valores. O 2º ano tratou da importância de pequenos gestos e os efeitos deles, usando filmes para ilustrar. Os estudantes do 3º ano focaram os trabalhos no meio ambiente e a conservação ambiental. “Os alunos do 4º ano trabalharam com sentimentos, com desafios emocionais. Por exemplo, dançar a música que mais gosta, ajudar a mãe em uma tarefa. Eles registravam e mandavam”, contou a especialista. Ainda teve os estudantes do 5º ano que fizeram as atividades tendo como base o livro “Matilda”, de Roald Dahl.

O envolvimento nas atividades foi outro ponto forte das ações, segundo Joice. “Foi muito bacana. Tivemos uma participação bem grande, em torno de 70% dos alunos. Eles gostaram tanto que vários já falaram que querem mais trabalhos, mais livros”.

Ao longo dos meses, as tarefas que cada turma tinha que fazer eram determinadas por semana. Sempre seguidas de orientações para serem feitas. Em alguns casos, os alunos tiveram que reproduzir algum personagem, em outros fazer atividades físicas em família e a participar nas tarefas da casa. A organização dos espaços para o estudo também esteve em pauta e foi trabalhada com os estudantes.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.

 

 

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