Já pensou em construir um brinquedo e ainda assim aprender conteúdos de Língua Portuguesa? Nas aulas de Reforço Escolar ministradas pela professora Aline Rodrigues Esteves Pessôa, isso é possível.

“Acredito que fazer o aluno pensar fora da caixinha e fazer ele ver além do que está a sua frente é uma forma de construir um conhecimento adormecido dentro dele”, conta a professora de língua portuguesa da Escola Estadual Professor Estevão Araújo, no município de Jacinto.

As atividades realizadas nas aulas da Aline são interdisciplinares. “Faço a relação da língua portuguesa com tudo, pois para construir um brinquedo temos que ter uma instrução, que é um gênero textual, pesquisa de quem inventou o brinquedo, dinâmicas que trabalham a oralidade e texto verbal e não verbal, além da produção de texto, ortografia e gramática”, conclui a professora.

Na Escola Estadual Professor Estevão Araújo esse é o primeiro ano que o Reforço Escolar é realizado e o diretor da unidade de ensino, Gilvandário Gomes Quadras, destaca que a adesão dos estudantes foi muito boa. “Estamos incentivando a participação por meio da busca ativa. Conversamos com pais e alunos e falamos sobre a importância da iniciativa. Nossos professores também buscam motivar a participação”.

Na Escola Estadual Izoldino Soares de Freitas, em Limeira do Oeste, a maioria dos estudantes recebem o Plano de Estudo Tutorado (PET) impresso e os professores estão inovando para atender às necessidades dos alunos. “Aqui trabalhamos com o Plantão Tira Dúvidas. Gravamos vídeos envolvendo a habilidade trabalhada no PET, fazemos vídeo chamadas e buscamos sempre trabalhar a habilidade que cada estudante precisa consolidar. Buscamos fazer um atendimento bem individualizado”, conta a professora Fabiana de Souza Lima. Pelo Conexão Escola 2.0, a professora envia atividades mais objetivas e que complementam o trabalho realizado em sala de aula.

A primeira turma de reforço da escola teve início em abril deste ano e os resultados foram perceptíveis, como ressalta a diretora, Eliane Ester de Biasi. “Foi muito bom, tanto a adesão quanto o retorno que tivemos. Os professores que atuam no Reforço Escolar vieram para somar e são parceiros dos pais”.

No município de Matias Barbosa, na Escola Estadual Cônego Joaquim Monteiro, a primeira ação realizada pela professora Rita de Cássia Mattos Leite de Paiva nas aulas de reforço foi conhecer os alunos. “Fiz um questionário para conhecer melhor o estudante e saber de suas dificuldades. Esse foi meu ponto de partida para iniciar meu trabalho com eles”, conta.

Pelo Conexão Escola 2.0, Rita encaminha atividades complementares e busca sempre motivar a participação dos alunos. “Sempre tem música, charges e pequenos vídeos. Busco o audiovisual, porque eles ficam mais interessados. Em língua portuguesa, há muitas possibilidades”, afirma. A educadora finaliza elogiando a estratégia implementada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). “O reforço é uma das melhores estratégias de aprendizagem, porque faz com que possamos dar uma assistência individualizada ao aluno que tem dificuldades”.

Na escola, as ações do Reforço Escolar implementadas têm impactado positivamente na devolução dos PET, como conta o diretor da unidade, Leandro Dornellas Maia. “Os alunos estão mais motivados e isso auxiliou na realização dos PETs”. Na rede estadual de ensino de Minas Gerais, carga horária e frequência dos estudantes são contabilizadas por meio do PET e das atividades complementares elaboradas pelo professor.

Quer participar do Reforço Escolar?

Para participar do projeto, é necessário verificar com o diretor da unidade escolar se terá oferta na escola e se atende aos critérios de atendimento. No segundo semestre deste ano, o Reforço Escolar é direcionado aos alunos da rede estadual de ensino que estão no 6º ou 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio e que estão em progressão continuada; apresentaram aproveitamento inferior a 60% em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro bimestre; ou que desistiram da escolarização ano passado, mas voltaram este ano na campanha de Busca Ativa.

No programa, são ministradas aulas voltadas para os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Cada escola poderá organizar a melhor forma de oferta das aulas. Os encontros virtuais poderão acontecer no 6º horário ou no contraturno. As aulas acontecerão pelo aplicativo Conexão Escola 2.0 e, nos casos em que o estudante não tiver acesso à internet, a escola deverá disponibilizar as atividades preparadas pelo professor de forma impressa.