Professor, se você quer aprofundar seus conhecimentos sobre as temáticas que discutem a saúde do adolescente, você está convidado para participar do projeto "Adolescências: impasses e construções”.

A iniciativa será desenvolvida pelas secretarias de estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e de Saúde (SES/MG), em parceria com a equipe do Telessaúde do Hospital das Clínicas e a equipe do Projeto de extensão "Janelas da Escuta", da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O lançamento do projeto acontece na próxima quinta-feira (12/8), a partir das 9h, em evento virtual que será transmitido pelo site https://telessaude.hc.ufmg.br/. O encontro contará com a participação da superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Esther Barbosa.

O objetivo da iniciativa é qualificar os profissionais da saúde e da educação para uma abordagem mais ampliada em relação à saúde integral dos adolescentes no âmbito escolar. Ao todo, serão realizados sete encontros virtuais, por meio da plataforma do Telessaúde do Hospital das Clínicas, no Youtube. Clique AQUI para acessar. Os webinários acontecerão ao longo do segundo semestre e contarão com mesas de debate, abordando temáticas sobre a saúde integral dos adolescentes.

Nos encontros serão abordados temas como: “Saúde do adolescente: Impasses, lacunas e construções”; “ Adolescência: corpo e marcas”; “Puberdade”, “Depressão”, entre outros. Serão fornecidos certificados para os participantes dos webinários.

A partir do projeto "Adolescências: impasses e construções”, também são ofertados aos educadores vídeos para auxiliar os profissionais no desenvolvimento do trabalho. Clique AQUI para acessar os vídeos.

A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, que é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. O Programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.