O Dia do Estudante, comemorado nesta quarta-feira (11/08), contou com um convite mais que especial para os alunos da rede pública estadual de Minas. Na live “Iniciação Científica:

Jovens, Ciências e Protagonismo”, que integra a programação do #AgostodasJuventudes, realizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), estudantes que participaram em edições passadas do projeto de iniciação científica na rede estadual puderam contar como foi a experiência, e como ela impactou no projeto de vida de cada um. Durante a transmissão, todos foram unânimes em considerar a importância de fazer ciência.

Para Rafaela Silva Costa e Gustavo Moreira Santos, ambos ex-alunos da Escola Estadual Joel Mares, em Almenara; Thays da Silva Nogueira, ex-aluna da Escola Estadual Antônio Macedo, em Ewbank da Câmara; e Sabrina Abreu Santana, ainda estudante da Escola Estadual Padre Alfredo Kobal, em Caputira, fazer parte de um projeto de pesquisa trouxe e está trazendo repercussões que extrapolam a vida estudantil. Articulados, os quatro jovens encararam o desafio, proposto pelas escolas através do projeto, de criar soluções para questões que beneficiaram as comunidades.

“Abriu muitas portas e foi uma experiência que mudou minha vida”, classificou Thays durante um dos momentos em que contou sua experiência. Ainda de acordo com ela, a possibilidade de pesquisar mesmo ainda no ensino médio foi um divisor de águas em sua vida. Atualmente universitária, ela disse que viu como era possível motivar outros alunos. A vivência ajudou a trilhar o caminho da formação que ela pretende seguir, sempre com a pesquisa em mente.

Em relação à trajetória vivida durante a iniciativa, Rafaela disse que a oportunidade de fazer parte do projeto de iniciação científica em grupo possibilitou a troca de ideias e expandir o processo de convivência social. “Quando começamos, tivemos muitos embates de ideias, mas, com o tempo, fomos discutindo e alinhando os pensamentos. Foi muito importante”, comentou.

Ela e Gustavo desenvolveram um projeto relacionado à comunidade quilombola da região deles. O estudante, que atualmente está na faculdade, contou que o protagonismo vivenciado na iniciação científica durante o ensino médio foi muito importante. “Com certeza isso me ajudou a chegar onde estou atualmente e também nas decisões futuras”, analisou.

Única que ainda está na educação básica, Sabrina destacou como desenvolver a questão apresentada para pesquisa, relacionada à lavoura de café, fez com que ela tratasse os desafios de forma diferente. “Antes eu achava que o problema era o fim, agora eu acho que é o começo. É o que me estimula a buscar a solução. É gratificante. Se você tiver a oportunidade, não abra mão, não deixe de participar”, incentivou.

Durante o tempo da transmissão, os mediadores da live, os analistas educacionais Juarez Dutra da Silva e Haline Santos, contaram mais sobre o funcionamento do projeto de iniciação científica e escolheram perguntas de quem acompanhava o bate-papo.

A seleção de projetos de pesquisa para alunos e professores orientadores da rede pública estadual está com inscrições abertas até 23 de agosto. Serão selecionados projetos de autoria de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, 4º período da Educação de Jovens e Adultos - EJA Ensino Fundamental, 1º período da EJA Ensino Médio e professores de Ensino Médio da rede estadual de Minas Gerais para integrar o Projeto Iniciação Científica na Educação Básica. Clique AQUI para se inscrever.

Dia do Estudante

O Dia do Estudante é comemorado no dia 11 de agosto, desde 1927, data do centenário dos dois primeiros cursos superiores do Brasil, criados por D. Pedro I, em 1827.

#AgostoDasJuventudesMG

A SEE/MG celebra o mês de agosto com a campanha #AgostoDasJuventudesMG. Ao longo de todo o mês, serão realizadas ações voltadas para os jovens estudantes da rede. A ideia é que eles possam conhecer e debater temas que permeiam seu dia a dia. Agosto foi escolhido como o mês das juventudes, porque é nele que se comemora o Dia do Estudante (11/08) e a Semana Estadual das Juventudes (12 a 18/08), conforme Lei Estadual 22.413/2016.

Quem quiser tirar dúvidas sobre o projeto de iniciação científica pode encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A live pode ser assistida neste link.