A retomada das atividades presenciais nas escolas da rede pública estadual de Minas Gerais dará mais um importante passo a partir da próxima semana. Isso porque a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) autorizou mais anos de escolaridade a ter presença dos alunos em sala de aula durante o ensino híbrido.

Nas localidades inseridas nas ondas amarela ou verde do plano Minas Consciente, o 6º e 7º anos do ensino fundamental, o 1º ano do ensino médio, demais turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos períodos da educação profissional e curso normal ficam autorizados a se juntar às outras séries que já haviam retornado. Desta forma, nos municípios nas duas faixas de classificação todos os alunos da rede podem voltar a frequentar as escolas, desde que não exista decreto impeditivo por parte da prefeitura e seja da vontade das famílias. Nos locais em onda vermelha, seguem autorizados apenas os anos iniciais do ensino fundamental, ou seja, do 1º ao 5º ano.

Assim, a partir da segunda-feira (16/8), as escolas que têm os anos de escolaridade recém autorizados podem iniciar o acolhimentos dos professores. Já na outra segunda-feira, 23 de agosto, será a vez de dar as boas-vindas aos alunos.

Com este novo passo, contando com todo cuidado e segurança, respeitando rigorosamente os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde, a rede estadual passará a contar com 1661 escolas estaduais reabertas, em 256 municípios, para receber alunos e professores. Essas unidades atendem um total de 952 mil alunos em todas as etapas de ensino. Com as atualizações nas ondas do Plano Minas Consciente da última quinta-feira (12/8), todas as regiões do estado seguem aptas para o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede pública estadual, desde que não tenha impedimento por parte da prefeitura da localidade.

O novo movimento só foi possível graças à melhoria dos índices epidemiológicos e do acompanhamento realizado das primeiras unidades de ensino que reabriram, que reforçou, assim, a segurança dos protocolos e do checklist de preparação para o recebimento de professores e alunos, além da boa aceitação da comunidade escolar como um todo. Vale sempre lembrar que o retorno das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis.

Cenários

Nas cidades inseridas na onda vermelha, são autorizadas as atividades presenciais apenas para as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Já nos municípios nas ondas amarela e verde, as atividades presenciais estão permitidas para os alunos de todos os anos escolares do ensino fundamental e também do médio, além da EJA e cursos profissionalizantes.

Importante ressaltar ainda que, sempre que algum ano de escolaridade for incluído na retomada, o momento de acolhida será iniciado pelos professores em uma semana e, na seguinte, ocorre o recebimento dos estudantes.

Estudantes, pais e/ou responsáveis que quiserem verificar se a sua escola está com as atividades presenciais autorizadas, basta acessar o site da pasta: www.educacao.mg.gov.br. Na aba destinada à retomada, a listagem de municípios e unidades de ensino autorizadas é atualizada diariamente. O contato com o gestor da escola também é fundamental para ficar por dentro de todas as informações sobre o ensino híbrido.

Clique aqui e confira a listagem. Para saber todas as atualizações semanais, acesse a página clicando aqui.