Até o dia 22 de agosto, estudantes do ensino médio de escolas públicas podem se inscrever para participar do “V Slam Colegial”. As inscrições para a iniciativa serão feitas a partir da escrita de uma carta, que o estudante deverá destinar a uma mulher negra que considera inspiradora. A carta deve ter no máximo 3.500 caracteres.

Organizada pela Festa Literária das Periferias (Flup), a iniciativa conta com o apoio do Instituto Unibanco. Podem participar jovens de oito estados: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Piauí. Clique AQUI para se inscrever e acessar o edital da iniciativa.

Após a inscrição, o estudante tem a oportunidade de participar do processo formativo do “V Slam Colegial”, que será aberto com um seminário sobre a poesia oral, que será on-line e terá a duração de três dias.

Em seguida ao seminário, será ofertada uma formação de dois meses para até 240 estudantes de ensino médio dos oito estados participantes. Cada uma dessas turmas terá uma oficina semanal de escrita criativa. Essas oficinas terão duração de uma hora e meia e se estenderão de agosto a outubro. Ao longo do processo, os poetas terão que produzir pelo menos três poemas.

Em outubro, será realizado um slam virtual para escolher um poeta em cada uma das oito turmas para a grande batalha na Festa Literária das Periferias. Os vencedores de cada estado participarão de uma batalha na Flup, que acontecerá nos finais de semana 29 a 31 de outubro e 5 a 7 de novembro.

O “V Slam Colegial” está em consonância com a Lei Federal Lei 10.639, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana".

Premiação

Os sete finalistas terão seus três poemas publicados em um cordel que será lançado em 2022, em data e local a serem marcados. Os poemas escritos pelos finalistas serão incluídos no livro Cartas para Esperança, que também reunirá cartas de mulheres negras para outras mulheres negras que as inspiraram a ser quem são.

Já os três primeiros colocados no Slam Esperança participarão de uma mesa na Flup 2022.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 76 visitantes e Nenhum membro online