As estratégias para conseguir bons resultados de aprendizado e participação dos estudantes das avalições desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) foi o tema da live com seis diretores de escolas agraciadas na primeira edição do Prêmio Escola Transformação.

O encontro virtual, transmitido ao vivo, na tarde dessa segunda-feira (16/8), também contou com a participação da secretaria Julia Sant’Anna e da subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, Izabella Martins.

Durante a live, foi possível perceber como a criatividade, o cuidado com a comunidade escolar e a qualidade de gestão são pontos em comum entre as seis direções. Conexão percebida pela secretária Julia Sant’Anna, que mencionou o esforço durante a transmissão. De acordo com ela, em todos os relatos o tempo dedicado a fazer com que toda a comunidade escolar entendesse bem e utilizasse as ferramentas disponibilizadas para o ensino remoto deram o tom para se alcançar os bons números de participação. “Percebemos que esse sucesso de cada um de vocês tem essa mesma estratégia”, afirmou.

Ainda de acordo com Julia, o Prêmio Escola Transformação é uma possibilidade de as unidades de ensino conseguirem engajar seus integrantes e, com isso, alcançar bons resultados de aprendizagem e também recursos financeiros para as escolas, já que as etapas seguintes contam com essa dinâmica. Ela ainda agradeceu o empenho de todos desde a primeira edição da premiação. “A gente queria trazer todo os 219 que brilharam com suas equipes, mas acredito que vocês estão representando muito bem o estado, as famílias e os outros diretores”, destacou.

Coube a subsecretária Izabella Martins trazer as novidades para as próximas edições. Uma delas é a ampliação das turmas de reforço escolar nas unidades. Afinal, o comportamento dos alunos em relação ao aprendizado também é quesito a ser considerado nas etapas seguintes. “A gente também vai passar a considerar o resultados dos bimestres, a evolução dos estudantes. E, por isso, é importante essa turmas de reforço também. A partir da próxima semana, vamos começar a autorizar as turmas de reforço presencial”, revelou.

Experiências

A diretora da Escola Estadual Professor Ernesto de Melo Brandão, que fica em Abre Campo, Beatriz Machado, destacou que o trabalho na unidade de ensino é fruto de muito envolvimento da equipe e do empenho de todos. “Receber este prêmio para nós significa muito. Significa que nossa estratégia foi correta e que estamos no caminho certo. Todo o engajamento foi positivo e surtiu efeito”. Ela também destacou a presença das famílias no processo. “Nós intensificamos esse trabalho durante o REANP (Regime Especial de Atividades não Presenciais) usando as ferramentas disponibilizadas pela SEE e outras que pesquisamos. Foi trabalho organizado e bem distribuído na equipe”, destacou.

diretora Gislaine Balieiro, da Escola Estadual Comendador Viana, de Espinosa, disse que foi muito importante o momento destacado para que toda a equipe e as famílias conhecessem as ferramentas digitais. Isso permitiu que o trabalho fosse favorecido no momento de realizar as avaliações e no cotidiano das aulas no ensino remoto. A diretora ainda destacou a criação de um “quadro de estudo” que serviu como um guia para direcionar as ações. “Esse cronograma passou a ser um espelho do que estava acontecendo em cada turma. Isso nos permitiu que os professores soubessem o cada turma estava fazendo, cada aluno soubesse o que estudar e as famílias também o que tinham que fazer. A repercussão foi positiva e a comunidade recebeu super bem essa estratégia”, contou. Gislaine.

Na Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks, de Coronel Fabriciano, a diretora Maria Geralda Garcia dsse que a divisão do trabalho também foi usada. “Cada professor ficou responsável por coordenar uma turma”, disse. Ela conta que essa união da equipe fez diferença no momento de cumprir os prazos para realização das avaliações. “A gente fazia mutirão para ajudar o alunos que estavam com dificuldade de acesso. No final deu tudo certo”, relembrou.

Na Escola Estadual Flora Brasileira Pires Cesa, em Leme do Prado, segundo o diretor Marcelo Machado, a realidade fez com que a escola fosse aberta para a comunidade, seguindo todos os cuidados, para que os alunos pudessem acessar o laboratório de informática, o que refletiu nos resultados. “A determinação da equipe foi crucial, mas a compreensão da comunidade também foi fundamental”, comemorou.

A diretora da Escola Estadual Major Mota, em Patos de Minas, Marli Coimbra, afirmou que a realidade da pandemia trouxe a possibilidade de trazer para a unidade de ensino a utilização de ferramentas, até mesmo o celular, antes com uso restrito. Marli ainda destacou que ouvir a comunidade escolar como um todo foi o diferencial importante para conquistar os resultados. “Nossas aulas foram dadas pelo Google Meet. Achamos que foi um sucesso pelo tanto que a gente aprendeu. Está sendo muito bom, pelo trabalho que foi desenvolvido, nossos alunos não foram prejudicados”, contou.

Já Francisco José Maciel, diretor da Escola Estadual Dilermando Costa Cruz, em Juiz de Fora, teve que fazer um trabalho para quebrar o estigma da localização onde a unidade de ensino está inserida, próximo de endereços do sistema prisional na cidade. Para ele, o trabalho cuidadoso feito diretamente com as famílias ajudou a diminuir o déficit. “Foi uma dedicação de todo mundo. Começou com a diretora que estava anteriormente, foi dedicação total dos companheiros, professores, a supervisão, isso ajudou muito, e juntou com os reforços destinados pela Secretaria”, destacou. Francisco ainda ressaltou que até o kit alimentação foi usado como momento estratégico para contato com as famílias e a entrega das atividades. Ainda durante a live, a secretária Julia informou ao diretor que a quadra, demanda antiga da comunidade escolar, foi deferida e a unidade de ensino vai passar a ter a estrutura. 

Nesta primeira edição, são agraciadas com uma menção honrosa as escolas estaduais que obtiveram as maiores médias entre a taxa de participação dos estudantes na primeira avaliação diagnóstica do ano, iniciada em março/2021, e o índice de utilização pelos professores da plataforma online indicada pela SEE, durante o período de um mês (1º/6 a 30/6), conforme estabelecido pela Resolução SEE nº 4.524/2021.

O Prêmio

O Escola Transformação é uma iniciativa da SEE/MG que tem como objetivo reconhecer, publicamente, as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino.

Até o final do ano letivo, serão realizadas outras duas edições, com premiações em recursos financeiros, e elas irão reconhecer as unidades de ensino que obtiverem os melhores resultados e maiores evoluções no Índice Escola Transformação (Inest). São considerados, ainda, a taxa de participação nas avaliações e a utilização, pelos professores do Google Sala de Aula. Todas as informações sobre o prêmio podem ser consultadas no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

Para assistir a transmissão basta clicar aqui.

 

 

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