O projeto Trilhas de Futuro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que amplia a oferta de cursos técnicos gratuitos para jovens mineiros.

As oportunidades de formação profissional são em áreas como eletrotécnica, enfermagem, vendas, edificações, mecânica, entre outros. E os jovens devem ficar atentos: as inscrições poderão ser feitas de 20 a 30 de agosto, no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Inicialmente, serão oferecidas 40 mil vagas para cursos técnicos. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados para participar receberão vale-transporte e alimentação. Poderão se inscrever para as vagas dos cursos técnicos, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio e também jovens que já concluíram o ensino médio.

Pelo menos 70% das vagas contratadas devem se destinar aos estudantes do ensino médio regularmente matriculados na rede pública estadual, sendo as demais vagas distribuídas para os jovens matriculados em outras redes públicas, em redes privadas e em seguida para os jovens egressos do ensino médio.

O processo de inscrição e matrícula dos estudantes será realizado por meio de um sistema de gestão específico, elaborado pela SEE/MG para o monitoramento do projeto. A previsão é de que as aulas tenham início no mês de outubro.

Clique AQUI para mais informações sobre o Trilha de Futuro

Trilhas de Futuro

O projeto é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.

A definição dos municípios prioritários e dos cursos que serão ofertados foi feita a partir da escuta do setor produtivo, de estudos de empregabilidade e da demanda da rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) realizou mapeamento com empresas mineiras que responderam a um questionário e apontaram suas demandas por mão de obra. Também foi apresentado um estudo de empresas que estão se instalando no estado com possível demanda de empregabilidade. Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) foi parceira em um estudo sobre qual curso tem a maior demanda de empregabilidade em determinado município.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 348 visitantes e Nenhum membro online