A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), com foco na formação profissionalizante dos mineiros, vai ofertar 6.500 vagas em cursos de Formação Inicial Continuada (FIC).

Os cursos FIC são formações de curta duração (160 a 240h) e são uma grande oportunidade para quem procura inserção no mercado de trabalho ou mesmo uma qualificação profissional. Eles integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), atualmente inseridos no âmbito do projeto Novos Caminhos, do Governo Federal.

Os cursos serão ofertados, ao longo do segundo semestre de 2021, em 113 escolas da rede estadual de ensino, distribuídas em 96 municípios mineiros. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 23 e 31 de agosto, na própria escola que oferta o curso que o candidato tem interesse.

São 10 opções de cursos. Em Belo Horizonte, por exemplo, tem escolas que irão abrir vagas para os cursos de Contador de História e Assistente de Controle de Qualidade. O município de Bom Despacho tem vagas para Promotor de Vendas. Já em São Sebastião do Paraíso será oferecido o curso de Representante Comercial.

Podem se inscrever, candidatos com ou sem vínculo com a rede estadual de ensino. É importante que o interessado fique atento à escolaridade mínima exigida para cada curso. No edital voltado para os participantes da iniciativa é possível acessar os cursos ofertados em cada escola e a escolaridade mínima exigida. Clique AQUI para acessar o edital.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar RG e CPF; possuir escolaridade e idade mínima no ato da inscrição; comprovante de residência; entre outros. A classificação será divulgada no dia 1 de setembro de 2021, em local informado na escola no ato da inscrição. Já a matrícula dos candidatos selecionados será realizada, em primeira chamada, no período de 8 a 10 de setembro.

Para os selecionados, que estiverem frequentes e seguindo todas as determinações do edital, haverá um auxílio de bolsa-formação para custear transporte e lanche.

De acordo com o edital do FIC, os cursos ofertados são de caráter Presencial, no entanto, em virtude da pandemia e considerando as exigências dos órgãos reguladores, as aulas presenciais poderão ser ministradas no formato remoto, utilizando-se de metodologias híbridas, caso ainda permaneça a situação de pandemia do COVID-19, retornando às aulas presenciais assim que a situação seja regularizada.

Assista aos vídeos:

Promotor de vendas https://drive.google.com/file/d/1SO46G_PeQzCFVoVaRZtiJJWu8jQbTaW8/view?usp=sharing

Convite https://drive.google.com/file/d/12UzrdSuckqZZbF51i8iSiD4YFoSPPlPk/view?usp=sharing