O Prêmio Escola Transformação, dividido em três edições, foi incrementado e ficou ainda maior. A partir de agora, premiará até 1000 escolas e destinará até 105 milhões de reais às unidades de ensino. O valor anterior era de R$ 90 milhões. Teremos 350 prêmios na segunda edição e a mesma quantidade na terceira edição, antes eram 300 em cada uma das etapas.

A escola agraciada pode receber de 100 mil a 600 mil reais por edição, a depender da etapa de ensino premiada. As mudanças no edital foram publicadas em 14 de agosto e anunciadas na última segunda-feira (16) pela subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Izabella Martins, durante a live com as direções das escolas agraciadas na primeira edição.

O Prêmio Escola Transformação tem como objetivo reconhecer, publicamente, as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino. Haverá três premiações ao longo do ano, sendo a primeira por meio de certificação e as demais envolvendo valores financeiros.

No anúncio feito na live, Izabella contou que com os recursos do prêmio as escolas poderão verificar junto à comunidade escolar quais os interesses prioritários para aproveitar a premiação. “Então não será apenas um projeto. Teremos R$ 100 mil na segunda edição, R$ 100 mil na terceira, que poderá ser ampliado, caso a escola também tenha bom desempenho na variação de resultados do Ideb. Aí, dentro desse valor, as escolas poderão escolher um pacote de projetos”, anunciou, citando como exemplos, a possibilidade de compras de kits de rádio escolar e de robótica, além de investimentos em projetos esportivos.

Para a execução do recurso recebido, as unidades de ensino contempladas pela premiação receberão um portfólio de projetos pedagógicos, que será enviado pela SEE/MG às respectivas Superintendências Regionais de Ensino (SRE), contendo um conjunto de ações que poderão ser realizadas, de acordo com a legislação vigente, e deverão selecionar, com anuência do Colegiado Escolar, as iniciativas que desejam implementar na escola.

As unidades escolares contempladas em cada uma das premiações serão divulgadas no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e no site da SEE/MG, em calendário a ser publicado pela Pasta. No caso da segunda etapa, a data de divulgação da listagem inicial está programada para 27 de agosto.

Todas as informações sobre o prêmio podem ser consultadas no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/premio-escola-transformacao