A partir de 2022, o currículo do Novo Ensino Médio começará a ser implementado nas escolas. Para isso, a Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está promovendo uma série de formações para garantir que tudo esteja preparado para que as mudanças na grade curricular ocorram da melhor maneira.

Desde julho, por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores e o Instituto Iungo, estão ocorrendo webinários com o tema. Os encontros virtuais têm programação até outubro.

A terceira edição do webinário será nesta quinta-feira, 19 de agosto, e trabalhará com o tema “A Escola do Ensino Médio, os (as) jovens e seus projetos de vida”. O encontro virtual terá transmissão pelo canal da Escola de Formação no Youtube, a partir das 17h. Para acompanhar a transmissão basta clicar aqui.

Na página, também é possível acompanhar os encontros anteriores. No primeiro, o tema foi “O Novo Ensino Médio em Minas Gerais: Currículo Referência e Formação”. A transmissão pode ser acessada neste link. Já o segundo da série trabalhou as “Trilhas da Aprendizagem - O que tem de novo no Novo Ensino Médio”. O acesso está disponível neste link.

Ao todo, serão realizados sete webinários, intercalados com a disponibilização de cursos autoformativos, que serão realizados na Plataforma Nosso Ensino Médio. As formações pretendem contribuir para que educadores e gestores da rede estadual de ensino se apropriem das mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio para implementá-las da melhor forma em suas unidades de ensino.

O quarto webinário, programado para 26 de agosto, trará o tema “Itinerários Formativos e Eletivas”. No seguinte, os professores serão o foco com o tema: “Os Educadores do Ensino Médio: competências e práticas”. A transmissão ocorrerá em 9 de setembro. O webinário de número 6, “Os Educadores e seus Projetos de Vida + Ressignificação da Prática Docente”, será em 23 de setembro. E o último da série terá transmissão em 7 de outubro. O debate será sobre “O CREM e as Áreas do Conhecimento: Uma Proposta de Integralização dos Componentes Curriculares”.

Para a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Mônica Couto, as formações são uma importante oportunidade para que as dúvidas e as estratégias de atuação na prática do novo currículo sejam discutidas. “O Ciclo de Formações do Ensino Médio, composto por webinários e trilha formativa, configura um importante momento para educadores e gestores se prepararem para a implementação do Novo Ensino Médio, reconhecendo as mudanças na carga horária, na flexibilização curricular, entre outros”, afirma.

Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais

O Currículo Referência para o Ensino Médio de Minas Gerais foi homologado no dia 7 de abril, em reunião extraordinária do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG). O documento possui uma perspectiva alinhada ao conceito de educação integral, privilegiando o protagonismo dos estudantes e a elaboração e conquista dos seus projetos de vida.

Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Referência do Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica, que considerará as aprendizagens comuns e obrigatórias que foram definidas pela BNCC, e os Itinerários Formativos, parte do currículo em que ocorrerá a escolha dos alunos em conteúdo que se relaciona com seus interesses. O documento foi elaborado por uma equipe de redatores que são professores das redes de Educação de Minas e por servidores da SEE/MG.

O Currículo é formado por oito capítulos, entre eles “Pressupostos para o Ensino Médio”, “Itinerários Formativos” e “A formação continuada dos profissionais da educação”. O Currículo conta, ainda, com uma seção apresentando as normas, textos e estudos citados ao longo do documento e com um Glossário, para apresentação dos termos recorrentes e característicos presentes no documento curricular.