Todos os dias, as escolas da rede estadual de ensino reforçam com os estudantes a importância da devolução dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) e das atividades complementares produzidas pelos professores.

O PET é a ferramenta estruturante do Regime de Estudo não Presencial, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). É a partir dele, que a carga horária do aluno é contabilizada e os professores conseguem acompanhar o aprendizado do estudante. Os alunos podem fazer a devolutiva das atividades de forma virtual ou impressa.

Nos dois primeiros bimestres, a Escola Estadual Dr. Max Machado, no distrito de Tuparecê, no município de Medina, conseguiu a devolução de 100% dos PETs. Segundo o diretor da unidade de ensino, Diogo Braga Amaral, a principal estratégia é o contato constante com as famílias e alunos. “Aqui temos uma interação muito boa com a comunidade. Como é um local pequeno conhecemos os familiares dos alunos. Sempre que os estudantes estão atrasados na devolução e os encontramos na rua fazemos essa conversa mais informal. É uma busca ativa constante”, conta.

A escola também conta com uma parceria muito boa com os motoristas do transporte escolar e com a igreja. “ Os motoristas do transporte escolar nos ajudam muito. Eles já têm os contatos dos responsáveis pelos alunos e combinam a data e horário para pegar os PET. Na nossa cidade, também temos um meio de comunicação muito importante que é o alto falante da igreja. Sempre que eles anunciam o cronograma de devolução, o volume aumenta. É muito eficaz”, conclui.

A aluna do 2º ano do ensino médio, Laura Nascimento Carvalho, é pontual nas devolutivas das atividades e sabe da importância desse compromisso. “Devemos ficar atentos aos prazos, em especial na devolução dos PETs, porque é por meio dele que o professor vai conseguir saber como está nosso aprendizado durante o ensino remoto”.

O contato próximo com as famílias e uma busca ativa eficiente também está impactando positivamente na devolutiva dos PETs e atividades complementares da Escola Estadual Brighenti Cesare, em São João del Rei. “Quando o aluno está atrasado na devolutiva, os professores entram em contato com os responsáveis. É aquela busca incansável e, se não conseguem retorno, passam para supervisão e para direção. A direção está o tempo todo acompanhando. Fazemos a intervenção no momento correto”, afirma a diretora da escola, Kênia Mirelle Resende.

O contato é constante. "Se o aluno não foi bem ou está com a devolutiva atrasada, nós fazemos uma reunião com os responsáveis para entender o que está acontecendo e fazer as intervenções necessárias”, finaliza a gestora.

Já na Escola Estadual Alberico Ferreira Naves, localizada no distrito de São  Sebastião da Estrela, município de Santo Antônio do Amparo, o PET impresso – para os alunos que não têm acesso às mídias digitais - é entregue na residência dos estudantes e é neste momento que o diretor, Amarildo Donizeti da Cruz, aproveita para receber os materiais preenchidos. “Quando chego para entregar o novo material, já pergunto sobre o PET antigo. Se o aluno ainda não finalizou, eu já agendo uma nova data para buscar”, afirma.

Outro momento que a escola aproveita para lembrar o estudante da importância da devolução é no momento de entrega dos kits alimentação. “Aqui 98% das famílias pegam o kit e é uma excelente forma de conversarmos mais ainda com os responsáveis pelos estudantes. Sabemos o motivo do atraso na entrega e buscamos formas para ajudar a resolver”, conclui.

O PET

Para este ano letivo, o PET, com os conteúdos trabalhados em cada ano de escolaridade, está sendo disponibilizado de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses o estudante tem acesso a um novo material, totalizando quatro no ano.

O material pode ser acessado de forma online, pelo site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br ou pelo Aplicativo Conexão Escola. Já para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET é entregue impresso pela escola. É importante lembrar que mesmo com a retomada das atividades presenciais e implementação do ensino híbrido na rede estadual, os Planos de Estudos Tutorados seguem sendo a principal ferramenta de estudo e devem continuar sendo feitos pelos estudantes, conforme a programação para este ano letivo.

 

 

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