Durante o ensino remoto, os professores da Escola Estadual Deiró Borges, no município de Campos Altos, perceberam que os estudantes não tinham o hábito de ler em casa e que isso estava impactando no desempenho deles. Foi então que os educadores buscaram uma forma de estimular a leitura e criaram, no âmbito da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), o projeto "Mala Viajante Virtual".

“É um projeto que acontece de forma simultânea com o Plano de Estudo Tutorado (PET). Toda semana sorteamos dois alunos e eles recebem um 'Post da Mala Viajante', juntamente com sugestões de livros que devem ler. Os estudantes sorteados escolhem o livro que mais gostou e preparam um vídeo criativo com dramatização, fantoches ou outra ação de sua escolha e fazem a apresentação para os colegas”, conta a professora regente de turma do 5º ano, Cristiane Rocha Resende e Souza.

O aluno responsável pela “Mala Viajante” é sempre uma surpresa para os colegas, que ficam empolgados quando descobrem quem foi o sorteado. “Os sorteados não podem contar para os colegas que a apresentação da semana é deles e é sempre uma surpresa. Eles gostam bastante”, destaca Cristiane.

Segundo a professora, os resultados do projeto estão sendo muito positivos. “O nosso objetivo é incentivar a leitura. Fazer com que o aluno leia mesmo. A leitura faz muita falta na interpretação e a criança acaba tendo dificuldade em todas as disciplinas. É uma ação simples, mas que tem nos ajudado bastante. Os estudantes já tiveram muitos avanços”, finaliza.

Projeto aprovado

Nos depoimentos dos estudantes que participam da iniciativa também é possível ver o quando eles gostam de receber a “Mala Viajante”, como é o caso do aluno do 5º ano do ensino fundamental, Guilherme Ferreira Germano. “A ‘Mala Viajante’ não só me incentivou a ler, mas também me ajudou a me expressar da minha maneira através do reconto e também me deu a oportunidade de viajar através dos livros”.

Maria Antônia Lemos Mateus, também aluna do 5º ano, fala da experiência de receber a “Mala”. “Eu tive a emoção de receber a 'Mala' e foi uma experiência muito gostosa de ser realizada. Para mim a leitura é muito importante, quando eu estou lendo parece que estou dentro do livro. Desenvolve muito a nossa imaginação e interpretação”, conta.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 191 visitantes e Nenhum membro online