Durante o ensino remoto, os professores da Escola Estadual Deiró Borges, no município de Campos Altos, perceberam que os estudantes não tinham o hábito de ler em casa e que isso estava impactando no desempenho deles. Foi então que os educadores buscaram uma forma de estimular a leitura e criaram, no âmbito da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), o projeto "Mala Viajante Virtual".

“É um projeto que acontece de forma simultânea com o Plano de Estudo Tutorado (PET). Toda semana sorteamos dois alunos e eles recebem um 'Post da Mala Viajante', juntamente com sugestões de livros que devem ler. Os estudantes sorteados escolhem o livro que mais gostou e preparam um vídeo criativo com dramatização, fantoches ou outra ação de sua escolha e fazem a apresentação para os colegas”, conta a professora regente de turma do 5º ano, Cristiane Rocha Resende e Souza.

O aluno responsável pela “Mala Viajante” é sempre uma surpresa para os colegas, que ficam empolgados quando descobrem quem foi o sorteado. “Os sorteados não podem contar para os colegas que a apresentação da semana é deles e é sempre uma surpresa. Eles gostam bastante”, destaca Cristiane.

Segundo a professora, os resultados do projeto estão sendo muito positivos. “O nosso objetivo é incentivar a leitura. Fazer com que o aluno leia mesmo. A leitura faz muita falta na interpretação e a criança acaba tendo dificuldade em todas as disciplinas. É uma ação simples, mas que tem nos ajudado bastante. Os estudantes já tiveram muitos avanços”, finaliza.

Projeto aprovado

Nos depoimentos dos estudantes que participam da iniciativa também é possível ver o quando eles gostam de receber a “Mala Viajante”, como é o caso do aluno do 5º ano do ensino fundamental, Guilherme Ferreira Germano. “A ‘Mala Viajante’ não só me incentivou a ler, mas também me ajudou a me expressar da minha maneira através do reconto e também me deu a oportunidade de viajar através dos livros”.

Maria Antônia Lemos Mateus, também aluna do 5º ano, fala da experiência de receber a “Mala”. “Eu tive a emoção de receber a 'Mala' e foi uma experiência muito gostosa de ser realizada. Para mim a leitura é muito importante, quando eu estou lendo parece que estou dentro do livro. Desenvolve muito a nossa imaginação e interpretação”, conta.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.