A live “Juventudes Conectad@s: Inovação, Protagonismo e Colaboração no Ensino Remoto” encerrou, nesta segunda-feira (30/8), a programação do Agosto das Juventudes, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

O encontro virtual serviu para dar visibilidade às atividades interativas e colaborativas desenvolvidas pelos estudantes no âmbito do Programa Gestão pela Aprendizagem (GIDE – Ensino Fundamental e Jovem de Futuro – Ensino Médio) para aumentar a participação e o comprometimento dos colegas na realização das atividades.

O bate-papo virtual teve a participação das alunas Beatriz Kayra de Paula, da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, em Cláudio; Tatiane Zacariotto, da Escola Estadual Américo de Paiva, em Monte Santo de Minas; Ana Carolina da Silva e Lara Silva Siqueira, ambas da Escola Estadual Zoroastro de Oliveira, em Campanha; e Luíza Manuela Correia, da Escola Estadual Padre José Maria, em Santa Maria do Suaçuí. O encontro foi mediado pelas analistas educacionais da SEE/MG, Andrea Botelho e Samira Araújo.

Durante a live, os estudantes discutiram os desafios e potencialidades do ensino remoto na percepção dos jovens e as expectativas para o retorno das atividades presenciais. Em sua fala, a aluna Lara comentou do desafio que foi se adaptar ao ensino remoto. Para ela, a organização foi o que ajudou a entender como deveria lidar com a realidade vivida durante a pandemia de covid-19. “O que me ajudou foi rever meus horários, planejar tudo direito, fazer uma lista do que eu tinha que fazer no dia a dia”, disse.

A ajuda dos colegas, mesmo que de forma virtual, foi apontada pela aluna Luíza Manuela como diferencial positivo. A ação, realizada na escola dela, recebeu o nome de “Anjo Virtual”. “Toda semana, eu e outros alunos gravamos vídeos dando dicas de como estudar e realizar as atividades. Graças a Deus, nós conseguimos ajudar muitos colegas”, contou.

Outro ponto destacado pelas alunas na live foi a importância do protagonismo dado aos estudantes. Ana Carolina da Silva Moraes destacou a importância do projeto “Aluno Autor”, desenvolvido na escola dela, que proporciona que os estudantes aprimorem a escrita. “São dicas, orientações e exemplos de construções de textos com nossos colegas”, afirmou, revelando que para ela foi muito importante a ajuda.

A aluna Beatriz Kayra contou que, desde mais nova, sempre teve intenção de mostrar para as pessoas a capacidade dos alunos de escolas localizadas na periferia. A estratégia usada foi via redes sociais, através do perfil da unidade de ensino. “Com toda essa situação de pandemia, a gente tinha que arranjar um jeito de trazer novamente os alunos para a escola”, disse. O bate-papo entre os jovens, segundo ela, surtiu muito efeito. “A gente ver um colega nosso ensinando alguma coisa é sempre muito bom”, comemorou.

Já na escola da aluna Tatiane Zacariotto, o projeto “Adote um Amigo” foi usado para que os próprios estudantes ajudassem na mútua motivação. “Houve relatos de pessoas que tinha desistido de tudo, ou que ficaram com medo de colocar toda a matéria em dia e não dar tempo. E é aí que a gente entra para auxiliar e ajudar na entrega do PET e tirar dúvidas”, contou.

Ainda durante a live, foram apresentados temas referentes ao Protagonismo Juvenil e às Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre elas, Cultura Digital, Responsabilidade e Cidadania, Empatia e Cooperação, possibilitando aos jovens apresentarem suas percepções e atitudes que contribuíram para a superação dos desafios impostos pelo ensino remoto.

Para conferir a íntegra da live, basta clicar aqui.