A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está retomando o cronograma do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual.

O processo, que começou a ser realizado em 2020, com a inscrição dos interessados em participar da iniciativa, foi interrompido devido às restrições da pandemia da Covid-19. Contudo, com a melhora dos índices epidemiológicos, a SEE/MG publicou no Diário Oficial de Minas Gerais, do último sábado (18/9), RETIFICAÇÃO Nº 01 DO EDITAL SEE Nº 02/2020, sendo uma das mudanças a alteração no cronograma do processo, com definição de nova data para aplicação da prova.

Segundo a publicação, a aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 24 de outubro de 2021, no horário de 8 às 12 horas, e será realizada nas 45 cidades sedes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), do interior, e em Belo Horizonte, onde funcionam as SRE Metropolitanas A, B e C. O "Anexo III - Conteúdo Programático e Referências para Estudo" também foi retificado, em observância às legislações publicadas após a interrupção do processo.

O local da prova será informado ao candidato no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), considerando a unidade de exercício do servidor, constante na admissão da inscrição, apurada no Sistema Integrado de Administração de Pessoal – SISAP, em 1º/9/2021. Os candidatos que entraram para a inatividade após o período de inscrição do certame, bem como os convocados em 2020, mas sem vínculo funcional em 1º/9/2021, realizarão a prova objetiva considerando a unidade de exercício correspondente à admissão selecionada à época da inscrição.

O comprovante de inscrição será disponibilizado no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2020/, a partir do dia 15 de outubro.
Ainda de acordo com a RETIFICAÇÃO Nº 01 DO EDITAL SEE Nº 02/2020, o gabarito da prova objetiva será publicado no dia 25 de outubro de 2021 e o prazo para recebimento de recursos contra questões da prova e gabarito será de 26 a 27 de outubro de 2021. O resultado dos recursos interpostos será divulgado no dia 5 de novembro de 2021. Já o resultado final da Certificação Ocupacional será publicada no Diário Oficial no dia 12 de novembro de 2021. Confira AQUI para conferir o RETIFICAÇÃO Nº 01 DO EDITAL SEE Nº 02/2020

Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

O procedimento é pré-requisito para quem deseja se candidatar ao cargo de diretor na rede pública estadual em futuros processos de escolha ou nos casos de substituição no cargo de diretor nas escolas estaduais. A validade da certificação, conforme o edital, é de quatro anos.
Participam do processo de certificação, professores de educação básica ou especialistas em educação básica, com cargo efetivo ou função pública (convocado). Além disso, é necessário ter curso superior de licenciatura plena em Pedagogia ou licenciatura plena ou bacharelado /tecnólogo acrescido de Formação Pedagógica de Docentes.

Vale salientar que o processo de Certificação Ocupacional não se constitui como concurso público para o cargo. Da mesma forma, a aprovação não se reverte em nomeação para a função, servindo apenas como credenciamento dos servidores junto à SEE/MG.

Medidas de prevenção à Covid-19

Durante a aplicação da prova, serão observadas todas as medidas de segurança sanitárias. Nas salas de aplicação de prova, será estabelecido um maior espaço entre as carteiras, com redução da capacidade de pessoas, mantendo-se o distanciamento, os cuidados de higiene e ventilação. As portas e janelas serão mantidas abertas, na medida do possível. Serão afixados cartazes informativos sobre prevenção individual. Além disso, o candidato terá acesso ao álcool em gel em diversos locais e o uso dos sanitários será controlado, para evitar aglomeração. A recomendação é que cada candidato utilize sua garrafa de água, evitando o uso dos bebedouros, salvo para reposição de água.

Somente poderá ingressar ao local da prova o candidato que estiver utilizando máscara de proteção individual, que cubra boca e nariz. Confira AQUI o comunicado completo sobre os protocolos adotados durante a aplicação da prova.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 213 visitantes e Nenhum membro online