O Dia da Árvore terá uma comemoração especial em Minas nesta terça-feira, 21 de setembro. Em ação conjunta de diversos órgãos do Governo, entre eles a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), e sociedade civil será lançado o Movimento Conspiração Mineira pelo Plantio de Árvores.

A ação será anunciada em live, com a participação da secretária Julia Sant’Anna, a partir das 11h. Para acompanhar, basta clicar AQUI.

A principal ação do movimento será incentivar o plantio de árvores. Além disso, através da educação escolar, promover a transdisciplinaridade da educação ambiental, na articulação dos componentes curriculares, melhorando o processo de ensino e de aprendizagem, bem como para alcançar a consolidação de várias competências do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e Currículo do Ensino Médio (CEM).

Como medida efetiva, as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e as escolas receberão orientações técnicas, pedagógicas e o cronograma para o desenvolvimento do Projeto ao longo do semestre, além de informações referentes aos locais/viveiros disponíveis para recebimento das mudas para o plantio.

A principal estratégia do movimento é, através do plantio de árvores, contribuir com a melhoria da qualidade de vida da atual e das futuras gerações. Essa ação proporciona restauração dos ecossistemas, minimização dos impactos ambientais, com a melhoria da qualidade do ar, combatendo o aquecimento global e regulando a temperatura, produzindo sombra, frutos, flores, fornecendo alimento para a fauna e contribuindo com a produção de água e sua retenção no solo.

Dia da Árvore

Desde 1965, o Brasil comemora, em 21 de setembro, o Dia da Árvore. A data foi instituída para valorizar essa grande riqueza nacional e conscientizar a população sobre a importância de preservá-la.

Além de garantir sombra e refresco, a árvore tem muitas outras funções: pode fornecer alimento e servir de abrigo para diversos animais silvestres. Além disso, tem importante função na qualidade do ar que respiramos, já que atua como um filtro; é ela quem faz as trocas gasosas necessárias, já que absorve o gás carbônico e libera o oxigênio.