A secretária adjunta de Estado de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria, participou, nesta terça-feira, 28 de setembro, da mesa redonda Avaliação Formativa e Monitoramento da Implementação do Currículo, durante a XI Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) e VII Conbatri.

Ela destacou a importância da aprovação do Currículo Referência de Minas Gerais para a definição das bases do Regime de Estudo Não Presencial, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), durante o período de pandemia da Covid-19. A secretária adjunta também falou sobre a possibilidade da aplicação das avaliações nos estudantes da rede estadual, que resultaram em um diagnóstico cada vez mais fiel das habilidades aprendidas.

Em sua fala, Geniana lembrou que os desafios da pandemia foram inúmeros e que exigiram muita dedicação e criatividade. Ainda de acordo com ela, a definição do currículo de Minas nos anos que antecederam a pandemia foi fundamental para que as habilidades fossem respeitadas na construção do material a ser usado pelos alunos da rede, o Plano de Estudo Tutorado (PET). “Isso foi uma importante organização que fizemos aqui para tivesse sentido nossa estratégia”, disse.

A secretária adjunta ainda ressaltou que a definição das avaliações diagnósticas serviu para ditar os caminhos dos trabalhos com os alunos e, a partir disso, determinar o conteúdo a ser trabalhado. “A avaliação nos possibilita entender como estamos implementando nosso currículo, se os professores estão conseguindo trabalhar com ele e se os alunos estão aprendendo”, ponderou.

Todo o processo, resultado dessa organização, propiciou a rede fazer um trabalho fino para cada aluno, com a criação do plano de estudo individualizado. “Os estudantes têm acesso aos resultados das avaliações e, a cada final de avaliação, são verificadas as habilidades que os alunos tiveram dificuldades. A partir disso, é feita uma lista de matérias e vídeos para que ele possa se aprimorar”.

Ainda como resultado disso, a SEE criou o Prêmio Escola Transformação, que reconhece, publicamente, as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino.

Mesa redonda

O debate teve como foco a avaliação formativa, no seu papel de informar, monitorar e apoiar o processo de gestão curricular na escola em torno da implementação dos currículos à luz da BNCC. A mesa tratou do propósito e desenho dos testes, aplicação on-line e as devolutivas dos resultados alcançados pelos estudantes, sempre buscando as melhores alternativas e as relevantes experiências que apontam caminhos para enriquecer o trabalho realizado pelas redes e escolas no âmbito do processo de gestão da aprendizagem.

Além da secretária adjunta Geniana Faria, participaram o chefe do Departamento de Avaliação, Prospectiva e Desempenho, Thierry Rocher; a diretora Executiva da Fundação CAEd, vice-diretora da ABAVE e membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, Lina Kátia Mesquita Oliveira; e o coordenador pedagógico na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Caetano Pansani Siqueira.