Imagina chegar para estudar em uma escola pública toda equipada, com tudo novinho, cheirando a novo. Pois na rede estadual não será preciso imaginar, a situação está se fazendo real.

Com importante investida no direcionamento de verbas pelo Governo de Minas e Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), as unidades de ensino estão recebendo recursos para a compra de mobiliários e equipamentos diversos, propiciando que os estudantes, professores e demais funcionários desfrutem de espaços escolares mais agradáveis, bem equipados, em que seja possível explorar ao máximo as possibilidades de aprendizado. No total, o Governo de Minas irá disponibilizar R$ 500 milhões até o final do ano, beneficiando todas as escolas da rede.

Na Escola Estadual Cel. Francisco Rolla, em São Domingos do Prata, na Região Central, a primeira remessa de equipamentos já chegou e brilhou os olhos da comunidade escolar. De acordo com a diretora da unidade de ensino, Luciana Rolla, foram destinados R$ 111 mil em recursos que estão sendo usados para adquirir vários itens. Os caminhões descarregaram projetores, armários, quadros brancos e mais. “Vamos substituir todos os quadros de giz por esses mais modernos. Além disso, será instalado um projetor em cada uma das salas”, comemorou a diretora. E não acabou por aí: “Na próxima semana vamos receber o restante. Equipamos toda a cozinha com forno, com micro-ondas, fogão. Além de armários novos, escaninhos e bancos de refeitório”.

A unidade, que integra a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Nova Era, recebeu os recursos no mês de julho, na fase piloto do projeto de investimento em mobiliários e equipamentos diversos. Além das escolas da SRE de Nova Era, foram contempladas as unidades das regionais de Barbacena, Almenara, Pouso Alegre e Uberlândia.

A diretora Luciana Rolla ainda destaca que, além do mobiliário, a escola foi beneficiada com recursos para manutenção predial e atividades pedagógicas. “A escola está toda renovada para receber os alunos para este novo recomeço”, vibrou, agradecendo a gestão pelo importante esforço na melhoria da infraestrutura da unidade.

Investimento em todas as regiões

E os investimentos se espalham por todas as regiões. Em Janaúba, no Norte de Minas, a Escola Estadual José Gorotuba recebeu na última semana os valores para poder fazer a compra dos equipamentos necessários. Animado, o diretor Clênio dos Santos conta que a realidade atual contrasta com anos anteriores de penúria e dificuldades. “Quando eu assumi a escola, em 2016, eu penei muito por falta de recursos. Não tinha dinheiro para nada, nem para merenda. Mas, graças a Deus, esse tempo passou. Hoje estamos em situação confortável”, agradece.

Segundo Clênio, o foco da compra dos equipamentos será nas salas de aula. “Vamos propiciar que o professor possa investir em novas possibilidades e formas de aprendizado”, disse. Com o dinheiro em caixa - a escola teve a destinação de R$ 168 mil -, está sendo feita a licitação para compra de novos quadros, projetores, armários, entre outros itens.

A liberação dos R$ 500 milhões pela SEE está sendo feita em lotes, de acordo com a necessidade de cada Superintendência Regional de Ensino (SRE). No primeiro lote, foram contempladas as escolas dos polos regionais Norte, Vale do Aço e Zona da Mata. O polo Norte contempla as SREs de Curvelo, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros e Pirapora. No polo Vale do Aço estão inseridas as regionais de Araçuaí, Caratinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Guanhães, Manhuaçu e Teófilo Otoni. Já no polo Polo Zona da Mata estão as SREs de Carangola, Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé, Ponte Nova, São João del Rei e Ubá. Somados os três, o montante alcança mais de R$ 177 milhões.

Já no segundo lote de repasses, foram contempladas as unidades de ensino do polo regional Triângulo - SREs de Ituiutaba, Monte Carmelo, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Unaí -, com um investimento total de R$ 36 milhões.

Infraestrutura renovada

O valor é repassado às escolas via caixa escolar, por meio de termo de compromisso, para que as próprias unidades de ensino façam a compra dos equipamentos e mobiliários de acordo com as suas necessidades, conforme o catálogo disponibilizado pela SEE. Podem ser adquiridos itens para a renovação de mobiliários e equipamentos de cozinha, refeitório, pátio e área administrativa da escola, como armários, fogão industrial, projetor multimídia, bebedouros, sofá para sala de professores, entre outros.

No lote recém anunciado pelo Governo de Minas e a SEE para o polo Triângulo, a Escola Estadual Antônio Souza Martins, em Ituiutaba, está contemplada. Segundo a diretora Gislene Maria Pinto de Oliveira, a comunidade escolar participou da escolha dos itens do catálogo e agora, com a liberação dos recursos, está na expectativa para a compra que será feita pela unidade. “A comunidade escolar está muito feliz. Todo mundo sabe tudo que está sendo feito pela educação. Atualmente, se o diretor preencheu o formulário da SEE e está correndo atrás, está recebendo os recursos”, destacou.

A diretora está realizando os procedimentos necessários para o recebimento da verba pela caixa escolar, para então dar início à licitação para a compra de todos os itens.