Os jovens e adultos mineiros que conquistaram vaga em um dos cursos técnicos gratuitos ofertados pelo Trilhas de Futuro tiveram suas aulas iniciadas hoje, segunda-feira (25/10).

Na maior parte das instituições, as aulas já serão ministradas no formato presencial e, em algumas, por meio do ensino remoto. A forma como será a oferta inicial do curso depende da organização interna de cada instituição e se no município existe decreto impeditivo da prefeitura proibindo atividades presenciais nas unidades de ensino. Vale destacar que só receberão a ajuda de custo para vale-transporte e alimentação os estudantes que participarem das atividades presenciais.

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.

A iniciativa ofertou mais de 75 mil vagas, em 58 opções de cursos, entre eles estão enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros. Os cursos serão ministrados por instituições credenciadas, em 110 municípios mineiros. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados para participar receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação. Foram 269.080 candidatos inscritos e 71.533 estudantes matriculados.

Os cursos
A definição dos municípios prioritários e dos cursos que serão ofertados foi feita a partir da escuta do setor produtivo, de estudos de empregabilidade e da demanda da rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) realizou mapeamento com empresas mineiras que responderam a um questionário e apontaram suas demandas por mão de obra. Também foi apresentado um estudo de empresas que estão se instalando no estado com possível demanda de empregabilidade. Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) foi parceira em um estudo sobre qual curso tem a maior demanda de empregabilidade em determinado município.