Ao longo desta semana, cerca de 35 mil jovens participam da “Banca Itinerante”, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que tem como objetivo oportunizar a conclusão do ensino aos estudantes com distorção idade/série.

As provas serão aplicadas, até o dia 30 de outubro, em mais de 300 escolas estaduais do Estado.

A oferta da Banca Itinerante é destinada aos estudantes da rede de ensino estadual matriculados nas turmas de ensino regular ou integral, em situação de distorção idade/série e com idade superior a 15 anos completos para pleito de Certificação no Ensino Fundamental ou 18 anos completos para pleito de Certificação no Ensino Médio.

Para realização da Banca Itinerante 2021 foi articulado com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), em parceria com as unidades dos Centro de Educação Continuada (CESECs), a organização, logística e aplicação das provas.

As escolas selecionadas efetivaram a inscrição dos alunos que tiveram interesse. As inscrições aconteceram de 13/09/2021 a 04/10/2021.

Aplicação da prova

A aplicação das provas tem duração máxima de até nove horas, incluindo a redação. As provas foram elaboradas com base na matriz de habilidades foco da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os exames para certificação são constituídos de quatro cadernos de provas, um para cada uma das Áreas de Conhecimento, que agrupam os Componentes Curriculares. Cada um dos cadernos de provas é composto por 30 questões objetivas de múltipla escolha, com quatro opções de respostas.

Na Área de Conhecimento de Linguagens (Ensino Fundamental), Linguagens e suas Tecnologias (Ensino Médio), além da prova objetiva, será aplicada a prova de redação, para qual será atribuída 100 pontos.

Será considerado aprovado, para fins de certificação e conclusão da etapa de ensino (Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio), o estudante que obtiver, concomitantemente:

· nos testes objetivos, de múltipla escolha, aproveitamento mínimo de 50% dos pontos atribuídos em cada uma das áreas de conhecimento, ou seja, mínimo de 15 acertos;
· nota igual ou superior a 50 pontos na prova de redação.

O Certificado de Conclusão do nível de ensino ou de conclusão parcial será expedido pelo CESEC, por meio do SIMADE.