Em homenagem ao “Dia do Professor”, comemoradono dia 15 de outubro, o Instituto Península, em parceria com o fotógrafo Sergio Santoian e a maquiadora Louise Helène, elaboraram a exposição “Educação à flor da pele”.

A iniciativa, que apresenta cinco educadores de todas as regiões brasileiras em 22 fotografias inéditas, contou com a participação do professor da rede estadual de ensino de Minas Gerais, Romildo Calixto.

Romildo Calixto é professor de filosofia na Escola Estadual Deputado Renato Azeredo, em Vespasiano, e, desde o ano passado, quando foi necessária a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19, participa da elaboração do Plano de Estudo Tutorado (PET) de filosofia e das teleaulas do programa Se Liga na Educação, ambas ferramentas do Regime de Estudo não Presencial implementado pela Secretaria de Estado de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Para as fotos, cada professor teve uma palavra “tatuada” com tinta removível no próprio corpo, representando as palavras que mais de 1,1 mil educadores de todo o país mais desejam para a profissão: valorização, reconhecimento, respeito, amor e carreira. “Eu escolhi a palavra ‘amor’. Em tempos em que trabalhamos muito do ponto de vista técnico, quando você coloca amorosidade, faz com profissionalismo, e aquilo passa a ter sentido, um significado”, afirma o professor Romildo.

A mostra “Educação à flor da pele” está sendo apresentada no metrô de São Paulo e também pode ser acessada no site http://institutopeninsula.rds.land/educacaoaflordapele . No endereço eletrônico também é possível acessar depoimentos dos educadores que participaram da iniciativa, incluindo do professor Romildo.

As palavras que fazem parte da exposição foram retiradas da pesquisa “Valorização da carreira docente: um olhar dos professores”, do Instituto Península.

Sobre o Instituto Península
O Instituto Península é uma organização do terceiro setor que atua nas áreas de Educação e do Esporte. Trabalha para aprimorar a formação dos professores porque acredita que eles são a base para uma escola pública de qualidade. Visa à formação integral de professores e estudantes para que sejam capazes de fazer escolhas melhores e terem uma vida mais plena. Foi fundado em 2010 pela família Abilio Diniz e tem como presidente do Conselho Ana Maria Diniz. Para mais informações acesse www.institutopeninsula.org.br.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 156 visitantes e Nenhum membro online