A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) divulgou o resultado preliminar da seleção de Professores Efetivos Tutores para atuar no Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio, conforme Edital SEE Nº 11/2021. A listagem dos selecionados pode ser conferida AQUI.

Serão selecionados 100 professores efetivos, regentes de aulas, da rede estadual de ensino, para as quatro áreas do conhecimento, com a seguinte distribuição:
- Linguagens e suas tecnologias: 16 vagas
- Matemática e suas tecnologias: 06 vagas
- Ciências da Natureza e suas tecnologias: 37 vagas
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: 41 vagas

Recursos
Os professores não selecionados que quiserem interpor recurso deverão fazê-lo até o dia 28 de outubro de 2021 por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os recursos deverão seguir os critérios do item 6 do Edital, sendo, no máximo, uma lauda (fonte: Arial; tamanho: 11; espaçamento entre linhas 1.5), devidamente identificado, com nome completo, CPF, Masp, SRE, escola e município.

O resultado final, após a análise dos recursos, será divulgado no dia 05 de novembro de 2021.

O que é o Projeto Iniciação Científica na Educação Básica?

O Projeto Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB) tem por finalidade fomentar o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Currículos Referência de Minas Gerais (CRMG), bem como o cumprimento de ações voltadas à educação das relações étnico-raciais, em consonância com as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008.

O objetivo do ICEB é intensificar o estudo e a reflexão dos Temas Contemporâneos Transversais, por meio da aplicação de metodologias científicas, possibilitando que os estudantes identifiquem e proponham soluções para as situações-problema de seu contexto social. Além disso, visa incentivar, apoiar, valorizar e dar visibilidade à produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes, a partir do ensino e aplicação de metodologias de pesquisa científica.