As escolas da rede estadual de ensino já podem consultar o resultado preliminar da 3ª Edição do Prêmio Escola Transformação. O resultado foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira (29/10). Clique AQUI para acessar a lista com a relação das unidades de ensino.

Desde a segunda edição, as escolas que se destacam recebem premiações em dinheiro. Na primeira etapa da terceira edição, serão distribuídos R$ 100 mil para cada um dos 350 prêmios, distribuídos em duas categorias. A categoria 1 premiará escolas com maiores pontuações no Inest-3, que considera os resultados da Segunda Avaliação Trimestral. Já na categoria 2, serão contempladas unidades de ensino com maiores variações percentuais positivas entre o Inest 2, que leva em consideração os resultados da Primeira Avaliação Trimestral, e o Inest-3.

Na terceira edição, haverá ainda uma segunda etapa de premiação, com mais R$ 100 mil distribuídos para as escolas premiadas na primeira etapa, após a divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb 2021, caso se confirme o aumento no índice comparado ao resultado divulgado em sua edição anterior (Ideb 2019).

Ou seja, na segunda etapa desta 3ª Edição do Prêmio, a escola receberá mais R$100.000,00 se houver crescimento no Ideb entre 2019 e 2021 no(s) mesmo(s) nível(is) de ensino em que foi premiada na primeira etapa desta mesma edição.
A divulgação da lista final das escolas premiadas na 3ª Edição do Escola Transformação, após análise dos recursos, acontecerá no dia 26 de novembro .

Interposição de Recursos
Após a divulgação do resultado preliminar do prêmio, será aberto, por cinco dias úteis, o período de interposição de recursos à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) contra os resultados dos indicadores. Entre os dias 3 e 9 de novembro, as escolas que manifestarem interesse em interpor recursos deverão preencher o formulário eletrônico específico no Portal SIMAVE. No site https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/premio-escola-transformacao é possível acessar os guias de acesso e utilização do sistema.

As escolas poderão interpor recursos referentes ao índice de utilização pelos professores nas ferramentas Google, ao Índice Escola Transformação (Inest-3), aos resultados da Segunda Avaliação Trimestral - gabarito das questões e à taxa de participação na Segunda Avaliação Trimestral.

Vale destacar que é necessário preencher um formulário para cada tipo de recurso, caso o responsável pela unidade escolar pretenda interpor recursos para mais de um critério. A solicitação deve observar apenas as motivações previstas no próprio formulário, podendo haver necessidade de anexar documentos comprobatórios.
O Prêmio

O “Escola Transformação” é uma iniciativa da SEE/MG que pretende reconhecer, publicamente, as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino. A partir da iniciativa, serão distribuídos até R$ 105 milhões para unidades de ensino que apresentarem os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem, conjuntamente.

Desde o início do ano letivo, estão sendo realizadas premiações que reconhecem as unidades de ensino que obtiverem os melhores resultados e maiores evoluções no Índice Escola Transformação (Inest). São considerados, ainda, a taxa de participação nas avaliações e a utilização, pelos professores, da plataforma online de ensino oficial da SEE/MG, o Google Sala de Aula.