Uma ação tradicional realizada na Escola Estadual Nossa Senhora do Sagrado Coração, no município de Divinópolis, ganhou um novo formato para atrair a atenção dos estudantes durante o Regime de Estudo não Presencial.

A partir da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), a unidade de ensino reformulou o jornal da escola e, com a distância imposta pela pandemia da Covid-19, em meados de 2020, criou um “Jornal Falado”.

“Esse é um projeto que já era desenvolvido antes, mas que foi aprimorado no âmbito da GIDE. É uma atividade muito atrativa e que os alunos gostam bastante. Todos participam”, conta a diretora da escola, Alécia Lourenço Nunes.

Cada mês, uma turma fica responsável pelo jornal. Eles investigam quais são os aniversariantes do mês, assuntos de interesse da escola e de toda a comunidade. Tudo é feito sob a coordenação de um professor. Antes da pandemia, o jornal era apresentado no pátio da escola. Agora é feito por meio de vídeo.

A ação promove o estudo de vários gêneros textuais, desenvolve a escrita, fala e argumentação. Além disso, é responsável por promover ainda a interação entre os estudantes, como explica a diretora. “O impacto da ação foi percebido, em especial, no envolvimento dos estudantes com as atividades escolares. Eles estão em contato permanente para buscar informações e ficam muito envolvidos”, finaliza Alécia.

GIDE no Estado
Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.