Uma ação tradicional realizada na Escola Estadual Nossa Senhora do Sagrado Coração, no município de Divinópolis, ganhou um novo formato para atrair a atenção dos estudantes durante o Regime de Estudo não Presencial.

A partir da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), a unidade de ensino reformulou o jornal da escola e, com a distância imposta pela pandemia da Covid-19, em meados de 2020, criou um “Jornal Falado”.

“Esse é um projeto que já era desenvolvido antes, mas que foi aprimorado no âmbito da GIDE. É uma atividade muito atrativa e que os alunos gostam bastante. Todos participam”, conta a diretora da escola, Alécia Lourenço Nunes.

Cada mês, uma turma fica responsável pelo jornal. Eles investigam quais são os aniversariantes do mês, assuntos de interesse da escola e de toda a comunidade. Tudo é feito sob a coordenação de um professor. Antes da pandemia, o jornal era apresentado no pátio da escola. Agora é feito por meio de vídeo.

A ação promove o estudo de vários gêneros textuais, desenvolve a escrita, fala e argumentação. Além disso, é responsável por promover ainda a interação entre os estudantes, como explica a diretora. “O impacto da ação foi percebido, em especial, no envolvimento dos estudantes com as atividades escolares. Eles estão em contato permanente para buscar informações e ficam muito envolvidos”, finaliza Alécia.

GIDE no Estado
Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 29 visitantes e Nenhum membro online