Até o dia 18 de novembro, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), estará realizando o ciclo de “Seminários Regionais Boas Práticas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)”.

A iniciativa tem por objetivo potencializar o compartilhamento, entre regionais, escolas e Centros Estaduais de Educação Continuada (CESECs), de práticas pedagógicas exitosas para a aprendizagem.

Os seminários são virtuais e foram organizados pelas SREs, agrupadas em seis polos regionais - Centro, Mata, Norte, Sul, Triângulo e Vale do Aço. Os encontros contarão com a apresentação de boas práticas desenvolvidas na EJA em cada regional. Cada Polo é responsável por fazer a divulgação do seu respectivo Seminário com as informações da plataforma e o link para acesso. O evento é aberto e são convidados a participar professores da rede estadual de ensino que atuam na EJA.

O ciclo de seminários é uma ação prevista no plano de ação do grupo de trabalho criado para auxiliar na reestruturação da EJA. O GT é composto por servidores das SREs e por professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos - em escolas regulares, nas inseridas nas Unidades Prisionais, nas APACs e em CESECs. O grupo tem o objetivo de propor estratégias de fortalecimento dos processos de ensino e aprendizagem na modalidade de ensino. Além de participar de ações que apoiam a escrita das Diretrizes Pedagógicas da EJA e para a definição de temáticas e propostas para a formação pedagógica de educadores.

EJA Novos Rumos

Desde o ano passado, a SEE/MG está trabalhando para reformular a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e fazer com que a modalidade de ensino seja mais focada nas realidades dos estudantes que desejam concluir a formação em um tempo mais curto. O conjunto de ações voltadas para o aperfeiçoamento da proposta é chamado de EJA Novos Rumos e já tem mostrado resultados positivos.

Entre as ações realizadas na EJA Novos Rumos está a formação dos professores e a oferta de conteúdos mais focados nas realidades dos estudantes que desejam concluir a formação em um tempo mais curto.