A Escola Estadual Afonso Pena, localizada no município de São Gotardo, durante o período pandêmico ganhou um reforço importante nas ações pedagógicas para incentivo e mobilização dos alunos para o desenvolvimento do ensino remoto, por meio da Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide), iniciadas no segundo semestre no ano passado.

A readaptação necessária na didática para o ensino não presencial não impediu a escola de realizar ações que pudessem engajar os alunos e suas famílias, para que se motivassem e se envolvessem com as atividades escolares. Assim, foram adicionados programas como o 5S.

Os “5S’s” significam senso de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina. Com isso, os alunos são motivados a transformar o espaço de casa em um ambiente propício para as atividades escolares, organizando os materiais, a limpeza da mesa e até mesmo o cuidado com a saúde, incluindo momentos de lazer que são essenciais. Cada aluno decora e organiza seu ambiente de maneira mais criativa, o que possibilita um resultado muito positivo.

Valorização do Esforço dos Estudantes

Para a diretora da escola, Janyna Carla, o programa é um sucesso e tem engajado os alunos. “Estabelecemos um cronograma de entrega e o aluno que conseguisse entregar as produções do PET até a data marcada, ganharia um certificado de participação pela atividade devolvida em tempo hábil", contou.

São apresentadas dicas de como ser um aluno nota 10, posts com as realizações dos alunos mostrando a diferença entre antes e depois da implementação do programa 5S e de resultados dos trabalhos. Os alunos participam de competições saudáveis e os vencedores têm o trabalho divulgado e recebem prêmios como incentivo, mostrando que a instituição valoriza o esforço e a dedicação de cada um. A diretora ainda ressalta a importância da família no sucesso do trabalho dessas crianças.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.