As escolas estaduais mineiras estão passando por um período muito importante. Até o dia 26 de novembro, as unidades de ensino estarão participando dos testes do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (SAEB), e, para um momento como este, nada melhor do que uma programação repleta de atividades especiais.

Na Escola Estadual Mariana Tavares, no município de Patrocínio, as avaliações são discutidas durante todo ano e a preparação dos alunos do 5º ano do ensino fundamental também. “Aqui na escola trabalhamos com metas e desde o início do ano, os estudantes e as famílias já sabem qual é a nossa e fazemos um trabalho intenso durante todo esse período, com simulados e reforço nas habilidades não consolidadas”, conta a diretora da unidade, Fernanda Ribeiro de Castro.

Segundo Fernanda, com a proximidade dos testes, que na escola serão aplicados na sexta-feira (19/11), toda unidade de ensino se mobiliza. “Intensificamos as ações e todos estão envolvidos. Colocamos um cartaz com a contagem regressiva no pátio e as outras turmas da escola prepararam atividades para as turmas do 5º ano. Fizeram contação de história, cartazes e entregaram a ‘caneta da sorte’”.

Para o dia da prova, a programação será muito especial. “Logo que eles chegarem, vamos entregar os kits que foram adquiridos, dar um lanche reforçado e fazer um momento de relaxamento. Já depois da prova, eles terão um recreio bem divertido e uma sessão de cinema”, finaliza a gestora.

Já na Escola Estadual Magalhães Carneiro, em Silvianópolis, a prova será aplicada na próxima segunda-feira (22/11). Os estudantes já fizeram toda uma preparação por meio de simulados. Agora, o foco é no incentivo à participação. “Está tudo preparado. Mostramos a importância da prova para eles, mobilizamos os pais nos nossos grupos de aplicativo, já prometi um almoço especial e estamos distribuindo as lembrancinhas”, destaca a diretora Maria Bethânia Beraldo Prado.

Os estudantes da Escola Estadual Inácio Passos, no município de São João del-Rei, farão o teste no dia 23 de novembro. Na unidade de ensino, foram realizados simulados e aulões e a diretora Mônica Carvalho acredita que a participação será muito boa. “Eles ficam empolgados quando vêm a divulgação com o nome da nossa escola. Além disso, colocamos cartaz, fazemos a contagem regressiva, vamos distribuir kits e já contamos para eles que a merenda será especial. Acredito que teremos uma boa participação”.

No município de Jaboticatubas, toda a dedicação dos alunos da Escola Estadual Doutor Eduardo Góes Filho será reconhecida com uma merenda diferenciada, entrega de um kit com lápis, caneta, borracha e caderno e ainda sorteio de brindes, como ressalta o diretor da escola, Adriano Marques Antônio. “Eles já sabem da importância da prova. Agora estamos trabalhando para garantir a participação. Fizemos uma mobilização pelas redes sociais e colocamos uma faixa na porta da escola”.

O SAEB
As avaliações do SAEB são um importante indicador que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. É a partir do IDEB que os estados e municípios podem medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino na rede e em cada escola. O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990.

Participam do SAEB de Língua Portuguesa e Matemática todas as escolas públicas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio que cumprem os requisitos da Portaria INEP Nº 250, de 5 de julho de 2021. A aplicação das avaliações ocorre em formato impresso e presencial nas escolas, a partir de testes cognitivos e questionários contextuais aplicados a estudantes, gestores escolares, professores e secretários estaduais e municipais de educação.

A Fundação Cesgranrio é a instituição aplicadora contratada pelo INEP para realizar a aplicação do SAEB nas escolas de Minas Gerais. Para a aplicação dos testes nas escolas estaduais serão observadas as diretrizes estabelecidas pela versão mais atual do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no Contexto da Pandemia da Covid-19. Além disso, será garantida a distribuição de álcool em gel nas salas e a exigência do uso de máscaras por todos. Vale ressaltar que a participação na avaliação presencial é obrigatória.