Após a empolgação das competições virtuais do e-JEMG 2021, chegou o momento da premiação.

A cerimônia de entrega das medalhas ocorreu, nesta quarta-feira (17/11), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde foram premiados os alunos das escolas da rede estadual de Minas que ficaram nos primeiros lugares. Na segunda edição virtual, a competição teve mais de 60% de aumento no número de participantes, garantindo a permanência do formato nos próximos anos.

O e-JEMG é uma oportunidade de incentivar a prática desportiva eletrônica no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como inclusão, disciplina, integração e respeito mútuo. É uma iniciativa do Governo de Minas, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Devido à pandemia da Covid-19, as edições presenciais da competição foram substituídas pela virtuais em 2020 e 2021. Na primeira edição on-line, o número de estudantes-atletas participantes foi de 466. Com o sucesso do evento, o número passou para 750, em 2021.

Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, Izabella Cavalcante Martins, o esporte é importante ferramenta e os jogos do e-Jemg servem para ajudar no desenvolvimento dos estudantes. Além de trazerem mais motivação e integração. “Os jogos escolares de Minas Gerais são muito tradicionais em nossa rede e muito importantes para o desenvolvimento do esporte como ferramenta pedagógica. Foi muito importante a realização desse evento, pois havia dois anos de atividades remotas e a realização dessa edição marca o retorno das atividades presenciais de todas as escolas e a oportunidade de reconhecimento dos jovens que participaram, das escolas e superintendências que se envolveram nesse processo”, afirmou.

Ampliação

Ao destacar a importância da realização dos jogos para a motivação dos estudantes e a garantia de que eles permaneçam frequentes às aulas, o subsecretário de Esportes, José Francisco Filho, mais conhecido como Pelé do Vôlei, afirmou que para os próximos anos os jogos devem ser ampliados. “Nós sabemos da importância desses jogos para os estudantes. O virtual veio para ficar, o virtual e o presencial, podemos atender os dois públicos”, afirmou.

Disputa acirrada

O aluno Pedro Lucas Macedo, da Escola Estadual Professora Hermínia Pereira de Almeida, em Ataléia, foi o primeiro colocado na categoria Fifa. Ele contou que sempre jogava e quando soube das edições virtuais se interessou. Ganhador da mesma modalidade no ano passado, ele disse que foi bom o nível dos competidores. “Alguns adversários tive um pouco mais de dificuldades, outros nem tanto, mas eu consegui a classificação. Quando ganhei a primeira vez, a sensação foi muito boa, pensei: ‘Ganhei’. Já no segundo eu já tinha experiência”, contou.

Para a aluna Letícia Emanuely, da Escola Estadual Lafaiete Gonçalves, em Santa Luzia, foi uma alegria participar da competição. Ela já era a representante da unidade de ensino, na modalidade presencial de xadrez, e aceitou o desafio na virtual também e ficou na terceira colocação. “Fui convidada para participar do e-Jemg pelo meu treinador após ser semifinalista presencialmente representando minha escola. Fiquei emocionada com a minha conquista”, comemorou.

Todos os premiados receberam uma medalha e um troféu.

Confira a listagem com os premiados:

Xadrez On-line
Gabriela Machado Borges - Xadrez Módulo I Feminino - E.E. Honório Guimarães - Uberlândia
Gabriel Leão Quadros Marocco - Xadrez Módulo I Masculino - Juiz de Fora
Marina Martins Costa - Xadrez Módulo II Feminino - E.E. Profª. Maria Coutinho - Contagem
Rodrigo Machado Borges Filho - Xadrez Módulo II Masculino - Instituto Federal de Educação Tecnológica do Triangulo Mineiro - Uberlândia
Letícia Emanuely – Módulo II - E.E Lafaiete Gonçalves – Santa Luzia

NBA:
Raphael De Miranda Salem Mendonça Porto - Módulo I misto - Colégio Dom Ferraz - Caxambu
Heitor Gomes De Ávila Leles - Módulo II misto - E.E. Profª. Dinalva Maria de Souza - Pingo-D'água

8 BALL POOL:
Mateus Rocha Silva Masculino - Módulo I misto - E.E. Odilon Behrens - Guanhães