A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, participou, na manhã desta quinta-feira (09/12), do “Encontro Intraequipe Especial com os Superintendentes Regionais de Ensino”.

A formação é realizada em Belo Horizonte, com a presença de todos os responsáveis pelas administrações das SREs distribuídas pelo estado. A secretária falou sobre a necessidade do planejamento efetivo para que o trabalho das equipes seja feito com qualidade.

Julia Sant’Anna destacou a importância de ser transparente com as equipes e conhecer a forma de trabalho dos grupos. Ela salientou, ainda, a disposição das lideranças para entender o trabalho desenvolvido, para que, a partir disso, possa liderar com mais naturalidade, conduzir a equipe e tirar o melhor de cada um. “É preciso ter muita coragem, e cada um tem coragem de um jeito, de acordo com a cultura local”, afirmou.

Ainda de acordo com a secretária, é preciso romper com práticas que já se mostraram ineficazes ou com comportamentos que atrapalham alcançar resultados mais satisfatórios. “Que a gente consiga estar dentro do planejamento, que cada um de nós saiba conduzir da melhor forma essa mudança de postura do ‘estar fazendo’ para o ‘fazer’, com cada um sabendo bem qual o seu papel na realização do trabalho”, afirmou.

A programação começou pela manhã com a fala do subsecretário de articulação educacional, Igor de Alvarenga. Ele ressaltou que quando o trabalho é bem conduzido, tendo o diálogo como premissa, as metas ficam mais próximas de serem alcançadas. “Muito importante a equipe estar integrada para os desafios do ano de 2022. E que as práticas de fazer e ser estejam sempre presentes na rotina do gestor e de sua equipe".

Ao longo do dia, os superintendentes participam de oficinas com desafios sobre a gestão. A programação será encerrada ao final da tarde, com a palestra da secretária de Estado Adjunta de Educação, Geniana Faria.