Seguindo a retomada das reuniões presenciais pelo estado de Minas Gerais, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant'Anna, em viagem pelo polo Sul de Minas, marca o fechamento deste ano letivo com uma série de visitas a Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e encontros com diretores de 264 escolas estaduais.

Foram três dias de agendas em quatro regionais, começando por Varginha, na terça-feira (14/12); Pouso Alegre e Poços de Caldas, na quarta (15/12); encerrando em São Sebastião do Paraíso, nesta quinta-feira (16/12).

Julia começou as reuniões agradecendo aos diretores por todo o trabalho e dedicação desempenhado ao longo desses dois últimos anos tão desafiadores. "Quero agradecer muito a vocês pelo trabalho realizado neste período longo de atividades remotas que vivemos, pelo esforço na volta presencial e no fechamento de mais um ano letivo desafiador. Vivemos momentos difíceis, mas também temos muito orgulho de termos feito uma das três melhores educação remota do Brasil, com toda a diversidade e complexidade do nosso estado. Vocês fizeram um verdadeiro milagre", destacou a secretária, citando a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas que apontou Minas com o terceiro melhor índice de educação a distância do país.

A secretária fez um balanço dos desafios enfrentados e avanços alcançados nos últimos anos na rede estadual de ensino. "Encontramos esta rede em uma situação humilhante, em que diretor corria atrás de ajuda financeira para comprar gás de cozinha; falta de recurso estadual para a merenda; prédios escolares em total precariedade. E mesmo com toda a situação de grave crise financeira do Estado, nós conseguimos retomar os repasses de manutenção para as escolas, dobrar a verba de merenda, reformar mais de 1300 escolas, comprar mobiliários novos. Esta gestão também regularizou o calendário de pagamento dos servidores no 5° dia útil e, pela primeira vez em seis anos, conseguiu pagar o décimo terceiro integral dentro do ano corrente. O que fizemos foi restabelecer o mínimo de dignidade para esta rede, cumprir com a nossa obrigação, e isso não é trivial. Ainda temos muito o que avançar, mas prezamos muito por dar passos conscientes, com a certeza de que podemos honrar com nossos compromissos", disse Julia.

Os encontros foram realizados em formato híbrido, nos municípios de Varginha e Pouso Alegre, e apenas presencial, nas cidades de Poços de Caldas e São Sebastião do Paraíso. A superintendente regional de ensino de Poços de Caldas, Noêmia Furtado, comemorou a oportunidade do reencontro presencial com os diretores de todas as escolas da regional. "Fecharmos em grande estilo o nosso ano, com a presença da secretária, e podermos ter todos juntos novamente, é muito gratificante".

Na reunião da SRE Pouso Alegre, a diretora da EE Dom Otávio Chagas de Miranda, Rosane Cristina Silva Scavone, do município de Borda da Mata, falou sobre os recursos recebidos pela escola e o ganho no quadro de pessoal. "Vivenciamos uma situação horrível na escola e hoje tenho o maior prazer de estar à frente da direção, com mobiliários novos, manutenção perfeita. E com a chegada de um especialista de educação básica a mais para ajudar no trabalho pedagógico, foi ótimo". Neste ano, além de ter um especialista por turno em cada escola, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) também autorizou a contratação de mais um Assistente Técnico de Educação (ATB) para atuar na área administrativa das unidades.

O diretor da E.E Dr. Benedito Leite Ribeiro, em Guaxupé, Ernani Torres Pereira, da SRE São Sebastião do Paraíso, agradeceu a grande melhora na sua escola. "Estou há três mandatos na direção e nunca vi esse volume de recursos na conta da escola. Antes, apenas com os recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para a merenda, se todos os nossos alunos se alimentassem na escola, não daria para todo mundo. Hoje, a merenda é extremamente melhor e com capacidade de atender com qualidade toda a escola. Também estamos realizando a pintura da escola, vai ficar muito bonita. Por isso, trago aqui um abraço de toda a comunidade escolar", relatou o diretor.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 124 visitantes e Nenhum membro online