A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) segue com a política de investimentos robustos em infraestrutura nas escolas e nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

A partir de janeiro, todas as unidades da Rede receberão novos computadores, entre desktops e notebooks. Estão sendo destinados R$ 413 milhões para a aquisição de 89 mil equipamentos. Este é o maior investimento da história do Estado em modernização do parque tecnológico das escolas.

Com o investimento serão substituídos todos os computadores com mais de cinco anos de utilização. As SREs e unidades administrativas irão receber 1.599 desktops e 328 notebooks. As escolas serão contempladas com 80.965 desktops e 6.931 notebooks.

A Secretaria de Estado de Educação, por meio da Diretoria de Infraestrutura Tecnológica, realiza sistematicamente levantamentos referentes ao parque tecnológico das escolas da rede pública estadual e unidades administrativas.

De acordo com o subsecretário de Administração da SEE/MG, Silas Fagundes de Carvalho, a intenção da ação é tornar os equipamentos das escolas e das unidades administrativas mais modernos, ganhando assim eficiência e qualidade. “É um investimento importante que vai alcançar todas as unidades de ensino e as SREs. Todos os equipamentos que têm mais de cinco anos serão substituídos. Com isso, os ganhos serão consideráveis, por serem máquinas mais modernas e mais conectadas às tecnologias atuais”, afirmou.

As ordens de serviço para a entrega dos equipamentos já foram emitidas, a previsão é que as máquinas sejam recebidas a partir do início do próximo ano.

Infraestrutura nas escolas

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), desde o início da atual gestão do Governo de Minas, tem feito um fino planejamento da melhoria das instalações das escolas estaduais em todas as regiões. O resultado disso é o robusto investimento em obras e na melhoria dos espaços escolares, contemplando todas as unidades de ensino da rede. Ao todo, está sendo investido R$ 1,25 bilhão em 2021, divididos em três frentes: o programa Mãos à Obra nas Escolas, a compra de novos mobiliários e equipamentos diversos e na disponibilização de recursos adicionais de manutenção predial para as escolas estaduais.

No caso das obras de infraestrutura, inseridas no Mãos à Obra nas Escolas, já foram investidos cerca de R$ 360 milhões. Outro exemplo da dedicação da SEE e do Governo de Minas na melhoria da infraestrutura das escolas é o programa de manutenção predial. A SEE/MG já disponibilizou neste ano mais de R$ 98 milhões para o reforço na manutenção predial em 2.247 unidades escolares. Esse recurso foi um adicional da verba de manutenção e custeio que é repassada às escolas. Mais recursos, R$ 800 milhões ao todo, também estão sendo investidos para trocar o mobiliário de todas as escolas da rede estadual, nas diferentes regiões de Minas.