Experiências exitosas aplicadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram apresentadas nessa quinta-feira (16/12), durante o “Seminário Estadual de Boas Práticas Educadores EJA/MG – 2021”.

Durante o encontro virtual, educadores de todos os polos de ensino tiveram a oportunidade de contar como superaram desafios da modalidade e motivaram seus estudantes.

A troca de experiência entre alunos e professores é uma das grandes vantagens da EJA, segundo destacou a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Esther Augusta Nunes Barbosa, durante o evento.
“O processo de educação com os alunos mais maduros permite muitas possibilidades. Ofertar aos nossos estudantes o que lhes é de direito, acesso à educação, permanência, com qualidade, é um esforço constante da Secretaria de Estado de Educação. E é importante que tenha significância para cada um dos públicos envolvidos”, afirmou.

O coordenador da Educação de Jovens e Adultos da SEE/MG, Valdeir Clementino Barboza dos Santos, destacou a importância do trabalho dos educadores, feito sempre com empenho e troca de experiências. “É um trabalho que a gente faz de mãos dadas, um trabalho que a gente faz em conjunto, que envolve todo o nosso atendimento da EJA. Seja nas escolas regulares, nos CESECs, no sistema prisional. Estamos falando do ensino fundamental nos anos iniciais e finais e no ensino médio”, disse.

Entre os dias 9 e 18 de novembro deste ano, foram realizados os Seminários Regionais Boas Práticas EJA, organizados pelas SREs, agrupados em seis polos regionais: Centro, Mata, Norte, Sul, Triângulo e Vale do Aço.
Os trabalhos apresentados durante o seminário do dia 16 de dezembro nasceram da intenção de fortalecer o programa EJA Novos Rumos, valorizar a modalidade e engajar profissionais da modalidade.

Clique aqui para conferir como foi o seminário.